Missão Faciap aproxima empresários portugueses e paranaenses

Fonte: Assessoria ACIL

Líderes empresariais paranaenses já podem falar com mais propriedade sobre o potencial de comércio entre Brasil e Portugal após uma semana de encontros e experiências da Missão Portugal de Norte a Sul, promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. A agenda no Velho Continente foi encerrada nesta terça (1). O último compromisso foi na segunda-feira em Felgueiras, uma reunião com o Centro Empresarial do Tâmega e Souza, região localizada no norte daquele país. Antes, no Porto, os paranaenses se reuniram com a diretoria da Associação Empresarial de Portugal.

“É preciso olhar para Portugal como um excelente lugar para fazer negócios. Há oportunidades muito interessantes para importadores e exportadores, mas também para investidores e para quem procura um parceiro para atuar na União Europeia”, afirmou o presidente da ACIL, Fernando Moraes. Comandada pelo presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, a missão também visitou empresas que produzem vinho, azeite e pão de ló.

O trabalho começou no dia 25 com um evento na Associação Industrial Portuguesa, no qual Barbosa e Moraes fizeram uma explanação sobre as potencialidades econômicas do Paraná e de Londrina. Em seguida, os empresários locais apresentaram seus negócios. Também na capital, eles conheceram a estrutura da Invest Lisboa, agência que tem a finalidade de captar investimentos estrangeiros para a cidade a partir de uma parceria público-privada que congrega a Câmara Municipal e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Neste local, a missão conheceu o desenvolvimento do ecossistema de inovação lisboeta, considerado um dos mais bem sucedidos da Europa.

No mesmo dia, foi realizado um encontro com o CEO da MSales, Filipe Roup Rosa. O executivo, que viveu alguns anos no Brasil, traçou um completou panorama do ambiente de negócios na Península Ibérica e descreveu as características da rotina empresarial da região.

No dia 26, os paranaenses foram recebidos num grande escritório jurídico, Telles Associados, e ouviram uma palestra da advogada brasileira radicada naquele país, Paula Viana, que apresentou todos os detalhes burocráticos e funcionais sobre como realizar investimentos e negócios em Portugal. No dia seguinte, o grupo visitou vinícolas e propriedades que fabricam azeite de alta qualidade. Na programação, teve ainda um encontro na sede da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e diversos contatos com autoridades municipais, entre elas os principal líder político de Felgueiras, José da Silva Campos, e de Óbidos, Humberto Marques.