Notícias

|

Não alimentícios e educação derrubam IPCA

Rio de Janeiro – A taxa de inflação de 0,20% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março é a menor apurada pelo IBGE para um mês de março desde 1994, destacou a coordenadora de índices de preços do instituto, Eulina Nunes dos Santos. No primeiro trimestre de 2009, a alta de 1,23% do índice foi a menor para um primeiro trimestre desde 2000. Segundo Eulina, a desaceleração no IPCA de fevereiro (0,55%) para março foi garantida pelo fim da pressão de alta do grupo Educação, que havia sido responsável por mais da metade da taxa de fevereiro.

 

O desempenho comportado da inflação no primeiro trimestre deste ano foi favorecido pela demanda contida pela crise, a estabilidade no preço da gasolina e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis novos, segundo a coordenadora de índices de preços do IBGE. No primeiro trimestre, houve queda de 4,58% nos preços dos automóveis novos e recuo de 4,91% nos preços de carros usados. Além disso, alguns produtos importantes nas despesas com alimentação das famílias registraram deflação no período, como carnes (-4,70%), tomate (-18,90%), feijão carioca (-12,92%) e arroz (-3,87%). Já o preço da gasolina ficou praticamente estável (0,04%) no primeiro trimestre.

 

A maior pressão de alta para a inflação acumulada de 1,23% no primeiro trimestre do ano ficou com o item colégios, com aumento de 5,12% e contribuição de 0,25 ponto porcentual para o IPCA no período. Outras pressões importantes de alta no primeiro trimestre foram dadas pelas tarifas dos ônibus urbanos (4,41%), na refeição fora de casa (2,88%), frutas (8,12%) e empregado doméstico (2,01%). Eulina disse que houve alguma influência da alta do dólar sobre os reajustes de alguns produtos no primeiro trimestre, como eletrodomésticos (0,58%), computadores (1,51%) e mobiliário (1,67%).

 

IGP-M

 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,53% na primeira prévia de abril, após recuo de 0,45% em igual prévia de março, segundo dados divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A entidade informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia de abril do IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve taxa negativa de 0,94% no período, após apresentar queda de 0,71% na primeira prévia de março. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,42% na primeira leitura deste mês, em comparação com a leve alta de 0,03% em igual leitura do mês anterior. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) teve leve baixa de 0,08% na prévia divulgada ontem, em comparação com o aumento de 0,16% no mesmo intervalo de março.

 

Fonte: Folha de Londrina


Compartilhe com o universo

Compartilhar Não alimentícios e educação derrubam IPCA no Facebook Compartilhar Não alimentícios e educação derrubam IPCA no Twitter Compartilhar Não alimentícios e educação derrubam IPCA no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *