Notícias

|

Natal foi “luz no fim do túnel” para comerciantes

Fonte: Folha de Londrina

Após três anos consecutivos de queda nas vendas, o Natal de 2017 representou uma "luz no fim do túnel" para os lojistas. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2017 apontou um crescimento de 5,6% nas vendas na semana da data comemorativa (entre 18 e 24 de dezembro) na comparação com o mesmo período do ano passado. No final de semana do Natal, o aumento foi de 0,8%. Nos três anos anteriores, o indicador apresentou decréscimo de -4% (2016), -6,4% (2015) e -1,7% (2014). Levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) indicou que as consultas para vendas a prazo de 18 a 24 de dezembro subiram 4,72% na comparação com 2016. O resultado também vem após sucessivas quedas: em 2016 (-1,46%), 2015 (-15,84%) e 2014 (-0,7%). O Natal foi a data comemorativa que teve maior crescimento no ano, acrescentou a SPC. O gasto médio do brasileiro com presentes foi de R$ 461,91, e a estimativa é de uma movimentação de cerca de R$ 51 bilhões.

Em Londrina, a proprietária da loja de artigos de skate Blackout Skateshop, Cássia Regina Lúcio da Silva, comemora o bom movimento trazido pelo fim do ano. Ela conta que, mesmo passada a temporada de compras para o Natal, a loja continua cheia. "Foi melhor que no ano passado e está sendo. Hoje (quarta-feira, 27) o dia foi atípico. Tem um mar de gente nessa cidade, nem parece que passou o Natal." Para Cássia há muitos consumidores em busca de roupas para viajar, e também há quem tenha vindo de fora e continue na cidade, a passear. No fim, quem ganha é o lojista. Ela estima aumento de 15% nas vendas de Natal, alento que vem após um ano difícil. "Acho que estamos vendo uma luzinha no fim do túnel." 

Na loja de calçados Arezzo, localizada no Shopping Catuaí, o movimento também foi bom. "As vendas foram muito boas, melhores que no ano passado. Acho que as pessoas estão com a mão mais aberta. No ano passado ainda era muito recente a história da crise, as pessoas estavam com medo de gastar", comentou Luciana Gomes Nogueira, gerente da loja. 

O pós-Natal também está sendo positivo para as vendas, diz Luciana. "Ontem (terça-feira, 26) foi excelente, um fluxo bom, com vendas saindo bastante. O pessoal que vem de fora para passear em Londrina acaba vindo na loja." Conforme divulgado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), as vendas nos shopping centers do País tiveram crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 6% neste Natal, com faturamento estimado em R$ 51,2 bilhões.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Natal foi “luz no fim do túnel” para comerciantes no Facebook Compartilhar Natal foi “luz no fim do túnel” para comerciantes no Twitter Compartilhar Natal foi “luz no fim do túnel” para comerciantes no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *