15/10/2015 00:00:00 Núcleo Profissionais de Fotografia quer potencializar mercado de Londrina

Fonte: Assessoria ACIL

Assim como qualquer profissão, fotografar também tem seus obstáculos. Eles vão desde a adaptação de estar em vários lugares, ocasiões e com pessoas diferentes até a concorrência desleal com profissionais amadores. Atenta a esse nicho, a ACIL lançou nesta quinta-feira (15) o Núcleo Profissionais de Fotografia com o objetivo de reunir empreendedores do ramo para discutir as dificuldades comuns e traçar um planejamento estratégico para o mercado. O Núcleo Profissionais de Fotografia faz parte do Programa Empreender que propõe unir empresários de um mesmo setor e tornar parceiros os que antes se viam apenas como concorrentes.

A partir de agora o grupo deverá se reunir periodicamente para buscar caminhos que levem ao desenvolvimento e crescimento. Os encontros serão mediados pela consultora e parceira da ACIL Sheila Dal-Ry.

Por se tratar de um núcleo do mesmo setor a maior barreira que o grupo encontra é estabelecer a confiança. Até por isso temos a própria metodologia que permite esse processo antes mesmo de começar a falar da particularidade de cada empresa. Temos perfis e públicos diferentes. E isso é muito positivo porque queremos ajudar a estruturar esse mercado de Londrina”, ressalta Sheila.

Nossa missão é contribuir para que as empresas locais sejam mais competitivas. E o programa Empreender é o que mais está relacionado com essa missão: plantar o associativismo em nosso dia a dia. Queremos provocar a discussão de como esses profissionais poderão ser melhores lá fora”, reforça o superintendente da ACIL Diego Menão.

O Núcleo Profissionais de Fotografia proporcionará em seus participantes o aumento de produtividade, a profissionalização do setor, a capacitação do segmento, o aumento de faturamento, o aumento de intercâmbio e maior abrangência de mercado. “Os profissionais que estão aqui querem se unir, trabalhar e melhorar. São os mesmos propósitos. Querem um mercado melhor. Será uma ótima rede e Londrina sairá ganhando. Teremos profissionais que irão se autocompletar. Com certeza renderá ótimas parcerias”, avisa a consultora Sheila.

Empreendedorismo

O fotógrafo Fernando Cremonez, há mais de 15 anos no mercado, é enfático ao revelar o motivo por ter garantido sua participação no Núcleo Profissionais de Fotografia. “Empreendedorismo. A pequena empresa está tentando ficar no mercado e por isso vim somar meus conhecimentos e aprender com os demais. Antes trabalhava com jornal e agora me dedico à área de eventos. E nesse ramo parece que fotógrafo nasce igual erva daninha – todo mundo diz que é fotógrafo. Mas o mercado de fotografia precisa ser visto por sua qualidade e não apenas pelo preço. Hoje, o que incomoda o fotógrafo profissional é o amador. Por isso é muito importante pesquisar com seriedade antes de contratar um fotógrafo. Tenho certeza que o grupo vai ter muita informação para trocar e o aprendizado será grande.”

Serviço: Os interessados em participar do Núcleo Profissionais de Fotografia podem entrar em contato com a ACIL através do telefone (43) 3372-3010.