Notícias

|

Números de empregos na indústria do Paraná teve retração em junho




A indústria de transformação do Paraná foi o único setor em que as demissões superaram as contratações no mês de junho de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira (16).

 

Em junho foram gerados 24.563 empregos no setor, enquanto que 24.804 pessoas foram demitidas. O saldo negativo é de 241 postos de trabalho, o que equivale a uma variação de -0,04%.

 

Mesmo com o resultado negativo do mês, o acumulado do primeiro semestre apresentava saldo positivo de 5.281 empregos (+0,88%). No entanto, no período dos últimos 12 meses houve retração do número de postos de trabalho da indústria de transformação, pois 313.262 pessoas foram contratadas, enquanto que 324.873 foram demitidas. O saldo negativo desse setor nos últimos 12 meses foi de 11.611 empregos (-1,90%).

 

Serviços

 

O setor de serviços foi o que mais criou empregos no Paraná no mês de junho, mas também foi aquele que mais demitiu – 31.853 admissões e 29.408 demissões. Com isso, foi registrado saldo positivo de 2.179 empregos – o saldo mais alto entre todos os setores analisados da economia do estado.

 

Paraná e os demais estados do sul

 

O Paraná foi o estado do sul do país que mais gerou empregos no mês de junho. Somando-se todos os setores da economia paranaense, tem-se que 98.635 empregos foram criados e 92.671 foram perdidos. Desta forma, houve aumento de 5.964 postos de trabalho no Paraná em junho – número que representou o melhor desempenho dos estados do sul.

 

Isso porque o saldo em Santa Catarina foi de 1.121 novos empregos no referido mês, e já no Rio Grande do Sul houve saldo negativo de 1.394 postos de trabalho (-0,06%).

 

Essa diferença do Paraná em relação aos demais estados do sul ocorreu porque a agricultura e a agroindústria do estado apresentaram um desempenho muito acima da média do sul do país no primeiro semestre. No segundo semestre a tendência é de que os números dos três estados sejam semelhantes.

 

Já no primeiro semestre de 2009 houve saldo positivo de 40.511 postos de trabalho no Paraná, contra 11.673 de Santa Catarina e 5.744 do Rio Grande do Sul.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Números de empregos na indústria do Paraná teve retração em junho no Facebook Compartilhar Números de empregos na indústria do Paraná teve retração em junho no Twitter Compartilhar Números de empregos na indústria do Paraná teve retração em junho no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *