Notícias

|

OCDE reduz perspectivas econômicas para Brasil em 2009




Fonte: UOL notícias

 

Paris, 24 jun (EFE).- A economia brasileira sofrerá este ano uma queda de 0,8%, segundo o relatório semestral de perspectivas publicado hoje pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), número pior que o anunciado há três meses.

 

Esse resultado representa uma revisão para baixo de cinco décimos em relação às previsões que a própria OCDE publicou em março, quando tinha previsto que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este ano seria de 0,3%.

 

No entanto, para 2010 a OCDE calcula que o PIB do Brasil se recuperará com solidez e crescerá 4%, contra os 3,8% que previu em março.

 

Os autores do relatório publicado hoje indicaram que a atividade econômica no Brasil deve se recuperar após a desaceleração registrada no primeiro trimestre do ano.

 

"A produção industrial aumenta e a demanda interna vai se fortalecer no segundo semestre de 2009", assinalou o texto da OCDE, que inclui o Brasil no capítulo dedicado às principais economias emergentes.

 

A política monetária brasileira segue "razoavelmente" distendida e a orçamentária foi "suavizada", segundo o relatório, que acrescentou que "os objetivos no médio prazo foram revisados em baixa", após a exclusão da Petrobras das contas públicas.

 

"Sobre a base das previsões atuais, não seria adequado suavizar mais a ação orçamentária", disseram os analistas da OCDE, que lembram que o PIB acusou no primeiro trimestre deste ano uma nova queda com relação ao último trimestre de 2008.

 

De acordo com o organismo, isso aconteceu especialmente devido ao enfraquecimento da demanda de investimentos e apesar do dinamismo do consumo particular.

 

A OCDE disse ainda que a taxa de desemprego "parece ter se estabilizado", e a confiança dos consumidores e as vendas a varejo "resistem", enquanto a confiança das empresas se mantém "em alta".

 

O organismo afirmou ainda que o crescimento das exportações brasileiras se mantém "fraco", por causa do arrefecimento econômico que atinge os principais parceiros comerciais do país.

 

A OCDE acrescentou que as medidas adotadas em setembro para aumentar a liquidez "parecem dar seus frutos", e as condições do crédito interior apresentam sinais de melhora, embora continuem sendo restritivas.

 

No que se refere à inflação, as perspectivas melhoram, de acordo com o relatório da OCDE, que indicou que o real se valorizou muito em relação ao dólar desde janeiro.

 

Como conclusão, a OCDE ressaltou que o entorno econômico mundial permanece "incerto e particularmente incômodo" para o Brasil e as demais economias emergentes.

 

No entanto, se for mantida nos próximos meses uma política de apoio e de recuperação da expansão do crédito, isso poderia se traduzir em uma "reativação mais forte que o previsto da atividade, possivelmente a partir de meados do ano".

 

 

http://noticias.uol.com.br


Compartilhe com o universo

Compartilhar OCDE reduz perspectivas econômicas para Brasil em 2009 no Facebook Compartilhar OCDE reduz perspectivas econômicas para Brasil em 2009 no Twitter Compartilhar OCDE reduz perspectivas econômicas para Brasil em 2009 no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *