01/10/2014 00:00:00 Outubro Rosa: a cidade em luta contra o câncer de mama

Fonte: Assessoria ACIL

“A ação feita; um amor amado; um sofrimento que encaramos honestamente é um ato indelével.” (Viktor Frankl)

A frase do médico e escritor austríaco poderia ser usada como slogan do Movimento Outubro Rosa (MOR), que começou hoje em Londrina. Trata-se de uma ação de amor ao próximo para diminuir o sofrimento humano causado pelo câncer de mama.

O objetivo principal do Outubro Rosa é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – através da mamografia, do exame clínico e do autoexame das mulheres.

A ideia de dedicar um mês do ano a essa causa nasceu nos Estados Unidos. Em 1990, o laço rosa foi usado pela primeira vez como símbolo do movimento. Em 2002, o movimento chegou ao Brasil. Sete anos mais tarde, um pequeno grupo de vitoriosas, as Amigas do Peito, se uniu aos amigos voluntários com saúde para dar início ao MOR na cidade.

Agora, em 2014, a novidade é que o Outubro Rosa foi adotado como projeto institucional do Hospital do Câncer de Londrina. Juntamente com o apoio de entidades, órgãos públicos e meios de comunicação, o MOR Londrina terá agora mais visibilidade – e consequentemente mais força para ajudar a salvar vidas.

“O câncer de mama é responsável por 460 mil mortes por ano no mundo”, diz a gestora de projetos estratégicos do HCL, Mara Rossival Fernandes. “O Outubro Rosa existe para reduzir esse número de mortes e o sofrimento causado nas famílias e na sociedade.” Segundo ela, o maior sonho dos realizadores do movimento é transformar Londrina e cidades vizinhas numa região que tenha índices mais baixos de morbidade e mortalidade por câncer de mama e do colo de útero. “Queremos fazer a diferença com o apoio da comunidade”, salienta Mara, que por sua abnegação na luta contra o câncer já foi apelidada de “Coração que Anda”.

Outros corações e mentes se unem ao MOR para desenvolver atividades de prevenção ao câncer de mama na cidade. No dia 7, após a eleição, o Outubro Rosa será seu lançamento oficial, na Câmara de Vereadores. Um site muito bem bolado já está no ar, e tem inclusive downloads gratuitos para materiais de divulgação da campanha: adesivos, banners, bonés, calendários, camisetas, faixas, folders, folhetos, selos e até outdoors.

A Prefeitura de Londrina também entrou na campanha e vai realizar, entre os dias 13 e 17, palestras de conscientização, exames clínicos e agendamento de mamografias nas UBSs (unidades básicas de saúde) do Município, os populares “postinhos de saúde”.

Diversos espaços públicos – entre eles a Concha Acústica e, quem sabe, a Catedral Metropolitana – serão iluminados com a cor rosa para despertar o interesse e a atitude da população.

E a logomarca do MOR, desenvolvida pela Nobre Propaganda, é muito interessante: tem o formato da bandeira de Londrina com as quatro estrelas representando as principais atitudes na luta contra o câncer de mama.

Não deixe de visitar o site da campanha: www.outubrorosalondrina.com.br

Você também pode fazer a diferença nesta luta!