Notícias

|

Para especialistas, alta do PIB virá do consumo




Fonte: Folha de Londrina

 

São Paulo – O consumo deve responder por 100% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre deste ano. Da expansão de 2,2% prevista para o período, em relação ao segundo semestre de 2008, o consumo das famílias deverá representar 1,4 ponto porcentual, aponta a MB Associados. O restante (0,8 ponto porcentual) virá do consumo do governo.

 

””Antes, essa composição era mais variada, mesmo em outras recessões, como a de 2001 ou a de 2003””, diz Sergio Vale, economista-chefe da MB. ””Isso é importante para mostrar que os investimentos e as exportações devem continuar sofrendo por causa da crise internacional.””

 

O economista ressalta que a estrutura de consumo hoje tem mais canais de crescimento do que no passado. ””A renda e o crédito estão muito mais equilibrados hoje.”” Segundo ele, a renda não depende tanto da classe média, que foi a que mais perdeu na crise, e o crédito teve desenvolvimentos importantes nos últimos anos, como a queda da taxa de juros para níveis historicamente baixos e a expansão do crédito consignado.

 

””Há uma forte relação inversa entre a taxa de juros real e as vendas do comércio varejista, ou seja, quanto menor a taxa de juros real, maiores as vendas do comércio””, diz Bráulio Borges, economista-chefe da LCA Consultores.

 

Borges ressalta que os juros menores não significam apenas redução do custo do crediário, mas também estimulam os bancos a ampliar os prazos de financiamento e a direcionar mais recursos para o crédito, em vez de simplesmente aplicá-los em títulos públicos.

 

As taxas de juros reais, que no fim do primeiro trimestre estavam em torno de 7,8% ao ano, deverão chegar em dezembro perto de 5% ao ano, supondo que a Selic caia para 9,25% até lá, conforme estimativa da LCA.

 

Eletrodomésticos

 

Não é por menos que a LCA projeta um desempenho no segundo semestre mais favorável para os setores do varejo mais sensíveis ao crédito e à confiança. Móveis e eletrodomésticos, por exemplo, devem ter crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2008, depois de uma queda estimada em 0,5% no primeiro semestre.

 

Nas lojas de automóveis e veículos comerciais leves, o crescimento deverá ser de 19,6%. Já nos depósitos de materiais de construção, cuja queda prevista de vendas do primeiro semestre chega a 5,9%, deverá ocorrer expansão de 2,3%.

 

Os fabricantes de eletrodomésticos da chamada linha branca (fogões, geladeiras e lavadoras) e as montadoras de automóveis atribuem o bom desempenho das vendas ao corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). ””Se o corte de IPI para os eletrodomésticos for renovado em julho, a perspectiva é fechar 2009 repetindo os números de 2008””, diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros, entidade que reúne os fabricantes de produtos eletroeletrônicos instalados no País. Ele diz que o corte de impostos conseguiu reverter a queda nas vendas em relação ao mês anterior e estancar as demissões.

 

O varejo confirma a reação nas vendas. Atraídos pelo preço menor, os consumidores voltaram a comprar eletrodomésticos em maior escala. Na Lojas Cem, por exemplo, o corte no IPI respondeu por dois pontos porcentuais do crescimento de 9% registrado em maio. ””A redução de preço teve efeito psicológico muito grande””, diz o diretor de Relações com o Mercado, Valdemir Colleone. O executivo ressalta que o consumidor está mais confiante com o emprego e menos reticente na hora de comprar.

 

A Sondagem do Consumidor da FGV de maio revela, por exemplo, que, pela primeira vez desde setembro de 2008, a confiança na situação presente da economia cresceu em relação ao mês anterior, apontando uma virada no indicador. Pesquisa com 2 mil consumidores em todo o País, feita pela CNT/Sensus, confirma que a preocupação com o risco de desemprego diminuiu. Em maio, 39,1% dos entrevistados informaram que tinham receio de perder o emprego, ante 44,8% em março.

 

Marcelo Rehder e Márcia De Chiara para Agência Estado

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Para especialistas, alta do PIB virá do consumo no Facebook Compartilhar Para especialistas, alta do PIB virá do consumo no Twitter Compartilhar Para especialistas, alta do PIB virá do consumo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *