Notícias

|

”Parte do crédito já foi restabelecido”




Fonte: Folha de Londrina

 

De acordo com Mantega, o crédito já foi restabelecido em parte e, com isso, as reclamações por parte dos empresários já diminuíram. ””Ainda é insatisfatória (a oferta de crédito) e o custo financeiro ainda é elevado””, admitiu o ministro, acrescentando que há escassez de financiamentos, principalmente, para micro, pequena e média empresa, mas que as grandes companhias já conseguem captar recursos no exterior.

 

Mas, para ele, a desoneração, o crescimento da massa salarial e os programas do governo mantiveram a demanda aquecida em setores estratégicos da economia. Mantega comentou também que há recuperação do emprego e que o saldo de criação de vagas já é positivo nos últimos meses.

 

Além da recomposição da confiança pelo consumidor, Mantega também citou que os estoques da indústria já passaram por uma fase de ajuste completo. ””Deve voltar a crescer no segundo semestre””, previu. Segundo o ministro, a utilização dos estoques levou a produção industrial a cair fortemente, mas a perspectiva é de que volte a crescer nos próximos meses.

 

Mantega encerrou o balanço das medidas reforçando a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5% em 2010 e de 5% em 2011. Ele salientou que leu ontem no noticiário que o criador da sigla Bric, Jim O”Neal, prevê expansão de 5% do PIB no próximo ano.

 

Ele voltou a criticar os Estados que realizaram substituição tributária no momento em que o governo reduziu o IPI para produtos da linha branca, para dar fôlego às empresas e estimular as vendas. Segundo Mantega, foi por esse motivo que a redução dos preços dos produtos para o consumidor não foi na mesma proporção que a redução do IPI.

 

Mantega disse que a queda nos preços dos eletrodomésticos foi de 5% a 10%, apesar de alguns produtos, como refrigeradores e máquinas de lavar, terem tido uma queda menor que esse patamar. ””Existe espaço para uma redução maior desses preços””, afirmou o ministro, que faz neste momento um balanço das medidas adotadas pelo governo desde o final do ano passado para estimular a economia.

 

www.bonde.com.br/folhadelondrina

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar ”Parte do crédito já foi restabelecido” no Facebook Compartilhar ”Parte do crédito já foi restabelecido” no Twitter Compartilhar ”Parte do crédito já foi restabelecido” no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *