”Parte do crédito já foi restabelecido”

Fonte: Folha de Londrina

De acordo com Mantega, o crédito já foi restabelecido em parte e, com isso, as reclamações por parte dos empresários já diminuíram. ””Ainda é insatisfatória (a oferta de crédito) e o custo financeiro ainda é elevado””, admitiu o ministro, acrescentando que há escassez de financiamentos, principalmente, para micro, pequena e média empresa, mas que as grandes companhias já conseguem captar recursos no exterior.

Mas, para ele, a desoneração, o crescimento da massa salarial e os programas do governo mantiveram a demanda aquecida em setores estratégicos da economia. Mantega comentou também que há recuperação do emprego e que o saldo de criação de vagas já é positivo nos últimos meses.

Além da recomposição da confiança pelo consumidor, Mantega também citou que os estoques da indústria já passaram por uma fase de ajuste completo. ””Deve voltar a crescer no segundo semestre””, previu. Segundo o ministro, a utilização dos estoques levou a produção industrial a cair fortemente, mas a perspectiva é de que volte a crescer nos próximos meses.

Mantega encerrou o balanço das medidas reforçando a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5% em 2010 e de 5% em 2011. Ele salientou que leu ontem no noticiário que o criador da sigla Bric, Jim O”Neal, prevê expansão de 5% do PIB no próximo ano.

Ele voltou a criticar os Estados que realizaram substituição tributária no momento em que o governo reduziu o IPI para produtos da linha branca, para dar fôlego às empresas e estimular as vendas. Segundo Mantega, foi por esse motivo que a redução dos preços dos produtos para o consumidor não foi na mesma proporção que a redução do IPI.

Mantega disse que a queda nos preços dos eletrodomésticos foi de 5% a 10%, apesar de alguns produtos, como refrigeradores e máquinas de lavar, terem tido uma queda menor que esse patamar. ””Existe espaço para uma redução maior desses preços””, afirmou o ministro, que faz neste momento um balanço das medidas adotadas pelo governo desde o final do ano passado para estimular a economia.

www.bonde.com.br/folhadelondrina

Compartilhar ”Parte do crédito já foi restabelecido” no Facebook Compartilhar ”Parte do crédito já foi restabelecido” no Twitter Compartilhar ”Parte do crédito já foi restabelecido” no Linkedin