Pesquisador diz que real não trouxe ganho homogêneo para brasileiros mais pobres

Fonte: Agência Brasil

Rio de Janeiro – Do lançamento do Plano Real, em 1994, até hoje não houve um ganho homogêneo para as camadas mais pobres da população brasileira. A análise foi feita à Agência Brasil pelo economista Ricardo Amorim, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“A gente não tem, do Plano Real para cá, um período único em que a pobreza tenha se comportado tendencialmente igual”. Segundo Amorim, na fase imediatamente posterior ao lançamento da moeda houve um ganho de renda normal.

www.agenciabrasil.gov.br

“Quando se combate uma inflação alta de forma muito rápida, sempre se tem um ganho de renda entre a população mais carente e a população trabalhadora. Mas, passada essa fase inicial, você percebe que o Plano Real não contribuiu nada para a distribuição de renda ou para a diminuição da pobreza. Muito pelo contrário”.

Para o pesquisador do Ipea, o real teve um impacto ruim sobre a estrutura de renda no país, afetando de forma intensa a indústria, “que era o motor da economia brasileira”. Isso provocou desemprego nas grandes cidades, relacionado principalmente aos empregos formais e melhor remunerados. Ele afirmou que, “por tabela”, acabou afetando toda a distribuição de renda, inclusive do pessoal informal.

Amorim destacou que, em determinado período, empresários que eram donos do capital acabaram direta ou indiretamente se associando com companhias internacionais ou reestruturando suas empresas. “Reduziu o custo, manteve de certo modo a produção e conseguiu superar esse momento. Mas, a franca maioria das empresas brasileiras ou fechou ou vendeu para o capital internacional”.

Segundo Amorim, isso acabou gerando para essas pessoas mais ricas um ganho financeiro fantástico, que foi aplicado no mercado bancário com taxas de juros maravilhosas. “Atrelado a isso, veio um desemprego muito grande”, afirmou. A classe de maior renda manteve a riqueza, enquanto os pobres sofreram. “Então, tanto na pobreza, quanto na distribuição de renda, os impactos não foram bons”, frisou.

Alana Gandra para Agência Brasil.