30/03/2015 00:00:00 PIB do Paraná cresceu 0,8% no ano passado

Fonte: Gazeta do Povo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 0,8% em 2014 em relação ao ano anterior, conforme estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgada nesta sexta-feira (27). Em 2013, o estado marcou um crescimento de 5%, bem à frente da média nacional naquele ano, de 2,3%.

baixo crescimento nacional impactou no panorama paranaense, embora o estado tenha tido o cenário amenizado por conta da recuperação da agricultura local, especialmente da safra de inverno. O desempenho do comércio varejista e atacadista, o dinamismo do sistema financeiro e o mercado de trabalho que continua crescendo, embora a taxas menores que nos anos anteriores, também contribuíram positivamente no índice estadual.

Apesar ser oito vezes maior do PIB nacional, o crescimento paranaense no ano passado foi pífio. “Percebe-se que, depois de três anos ininterruptos de crescimento considerável, a matriz produtiva paranaense vem acusando evidentes sinais de contágio da regressão das atividades produtivas, em âmbito nacional, especialmente a industrial”, afirma o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Ipardes.

No quarto trimestre de 2014, o PIB paranaense avançou 2,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado no Estado foi impulsionado pela recuperação das atividades agropecuárias, em especial a maior produção de trigo.