Notícias

|

Ano será o pior ano para comércio mundial desde 1945, diz OMC

Jamil Chade – Correspondente de O Estado de S. Paulo

GENEBRA – O comércio mundial terá seu pior ano desde a Segunda Guerra Mundial. A previsão é da Organização Mundial do Comércio (OMC) que, em um relatório, aponta que o volume de exportações e importações no planeta será reduzido em 9% em 2009.

Nos países ricos, a queda de exportações será de 10%. Já a queda nos países emergentes ficará entre 2% e 3%. Mas o impacto promete ser mais duro para essas economias. Muitos, como Coréia do Sul, China, Brasil ou México, contam com as exportações como parte do incentivo a suas indústrias nacionais.

O Banco Mundial, no início do ano, havia alertando que a queda poderia ser a pior desde 1982. Mas o Escritório de Análise Econômica da Holanda já previu há uma semana que a redução seria de 12%.

Para a entidade que serve de ponto focal do comércio mundial, a queda de 9% é resultado da redução da demanda mundial.

O relatório estava sendo mantido sob embargo até quarta-feira. Mas jornais e agências de notícias da Europa já publicaram hoje mesmo a nova estimativa será o pior ano para comércio mundial desde 1945, diz OMC

Fonte: Estadão.com.br


Compartilhe com o universo

Compartilhar Ano será o pior ano para comércio mundial desde 1945, diz OMC no Facebook Compartilhar Ano será o pior ano para comércio mundial desde 1945, diz OMC no Twitter Compartilhar Ano será o pior ano para comércio mundial desde 1945, diz OMC no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *