Notícias

|

Pior da crise já passou e país crescerá 2% em 2009, diz Ipea

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) prevê que a economia crescerá 2% este ano, com intervalo de 0,5 ponto percentual para cima ou para baixo, baseado na tese de que o pior fase da crise financeira global já passou.

 

Segundo análise divulgada nesta quarta-feira, o crescimento será resultado de uma trajetória de recuperação ao longo do ano, em que o PIB (Produto Interno Bruto) –a soma de todas as riquezas produzidas no país– cresceria a taxas mais expressivas a partir do segundo semestre.

 

Ipea disse acreditar que o pior da crise financeira internacional já foi superado e que a economia mundial, ainda que de forma lenta, terá uma melhora gradual nos próximos anos em resposta às políticas econômicas adotadas pelos diversos governos.

 

As projeções para o crescimento brasileiro estão baseadas em algumas considerações como o aumento dos investimentos referentes às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o lançamento do programa habitacional do governo, o aumento da renda disponível devido à criação de novas alíquotas do Imposto de Renda Pessoa Física e a mais 1,3 milhão de famílias beneficiadas no programa Bolsa Família.

 

O Ipea também prevê que o déficit em transações correntes ficará entre US$ 25 bilhões e US$ 18 bilhões e que a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá ficar entre 3,7% e 4,7% –ligeiramente abaixo da meta de 4,5% definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para este ano.

 

Fonte: Folha Online


Compartilhe com o universo

Compartilhar Pior da crise já passou e país crescerá 2% em 2009, diz Ipea no Facebook Compartilhar Pior da crise já passou e país crescerá 2% em 2009, diz Ipea no Twitter Compartilhar Pior da crise já passou e país crescerá 2% em 2009, diz Ipea no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *