Prefeito e empresários viajam para buscar negócios na Europa

Fonte: Jornal de Londrina

O prefeito Barbosa Neto (PDT) embarca na próxima terça-feira para a Europa, acompanhando uma comitiva formada por 10 representantes de entidades empresariais de Londrina. A caravana, que passa por cidades de Portugal, Alemanha e Itália, vai até o dia 2 de junho, data prevista para o retorno ao Brasil. Além do prefeito, viajam três representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), dois da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), um do Sesi/Senai, um do Sebrae, um da Adetec e um da agência de desenvolvimento Terra Roxa, que é a organizadora da agenda da comitiva na Europa.

De acordo com o presidente da Terra Roxa, Alexandre Farina, a agenda foi montada a partir do convite feito pela cidade portuguesa de Guimarães, coirmã de Londrina, que está comemorando 900 anos. “Através dos contados que já temos na Europa, aproveitamos para incrementar esse roteiro, para que seja uma viagem mais produtiva”, explicou Farina.

Ele disse que o objetivo da viagem é mostrar aos europeus que Londrina e o norte do Paraná adotaram uma posição “proativa” e estão abertos para novos investimentos e novos negócios. “Queremos apresentar o potencial econômico que temos na região nas áreas têxtil, moveleira, metalmecânico, indústria de alimentos e tecnologia de informação”, declarou.

Depois de Guimarães, os londrinenses vão a Alemanha, onde passam por Frankfurt, Sttuttgart, Hamburgo e Kiel. Na Itália, a comitiva visita Ferrara e Modena, que a exemplo da portuguesa Guimarçães, é cidade coirmã de Londrina. Em Frankfurt, eles têm encontros com representantes de uma empresa multinacional, da Associação Brasil-Alemanha, do Ministério do Comércio e empresários da área de alimentos. Em Sttuttgart e Hamburgo, a comitiva se reúne com representantes do Ministério de Economia e Planejamento do Estado de Baden Würtemberg e visitam a fábrica da Mercedes Benz. Em Modena, na Itália, a comitiva visita o Parque Tecnológico Democenter.

Sobre os custos da viagem, Farina afirmou que cada entidade pagará as despesas dos representantes que pretende enviar. No caso do prefeito Barbosa Neto, a viagem será paga pela Prefeitura. Barbosa Neto viaja sozinho, sem a companhia de assessores.

O pedetista não quis falar sobre o assunto ontem à tarde, o que será feito somente hoje pela manhã, na entrevista coletiva que concede semanalmente à imprensa. Como a viagem é de 10 dias, o prefeito não precisa pedir autorização legislativa para viajar. De acordo com a Lei Orgânica, isso só é necessário para viagens ao exterior superiores a 15 dias. O vice-prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) deve assumir o cargo de prefeito pela primeira vez.

Fábio Silveira para Jornal de Londrina.