Notícias

|

Prefeitura presta contas sobre agilização de processos nas secretarias

Fonte: Folha de Londrina

O prefeito Marcelo Belinati apresentou na manhã desta segunda-feira (27) resultados obtidos com a agilização de processos nas secretarias municipais. Os esforços estão inseridos em um programa, batizado pela prefeitura de Agiliza Londrina, implantado em 2017, e incluem a modernização e desburocratização da legislação e simplificação de processos internos. Os resultados atingem áreas como emissão de alvarás e certidões, a aprovação de projetos, licenças sanitárias e ambientais, EIVs.   

No início da gestão atual, havia 26 mil processos parados na prefeitura – 10 mil na Secretaria de Fazenda -, entre habite-se e pedidos de licença ambientais. Hoje, restam 264 processos aguardando resolução, sendo que a prefeitura recebe, semanalmente, cerca de 400 pedidos. Além da diminuição da fila de processos, o prefeito relatou ainda o encurtamento dos prazos para conclusão destes.

Dentre os indicadores apresentados pelo prefeito está o de alvarás emitidos. A quantidade de pedidos de emissão de alvarás pendentes, em 2016, era de 10.208. Atualmente, em 2020, restam 250 processos aguardando conclusão. O prazo médio para emissão dos alvarás, que era de 63 dias em 2016, diminuiu para uma semana. O número de alvarás emitidos cresceu 16%, de 11.496 em 2016 para 13.341 em 2019.

O número de licenças ambientais aumentou 340% de 2016 (169) para 2019 (2.665). A quantidade de licenças sanitárias foi de 1.798 em 2016 para 7.236 em 2019, um crescimento 400%.

A informatização da demanda através do SEI (Sistema Eletrônico de Informação) também teria contribuído para agilizar os processos. Contadores, engenheiros, despachantes e outros profissionais podem protocolar e acompanhar os processos por meio do sistema. De 2017 para cá, foram implementados na plataforma cerca de 100 novos tipos processuais envolvendo licenciamentos.

Um dos pilares do programa, a modernização de legislações resultou em 25 novas leis para eliminar entraves ao andamento de processos. 

A lei 12.823/2018, por exemplo, instituiu um processo simplificado de aprovação de obras de até 500 metros, que hoje representam quase 90% dos processos de aprovação de obras na Prefeitura. A medida permitiu a redução da quantidade de itens a serem analisados pela Obras, o que leva a aprovações e conclusões dos processos de forma mais rápida, com trâmite em ambiente eletrônico. 

Já o Decreto nº 1.406/2019 criou o Alvará Fácil para atividades de baixo risco, e também disponibiliza alvarás provisórios, por 12 meses, para outras categorias de médio e alto risco. 

O prefeito também apontou a redução das atividades que precisam apresentar o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) em 92%, diminuindo o tempo de abertura de empresas em Londrina. 

A concessão de Licença Sanitária (LISA) passou a ocorrer, preferencialmente, em meio eletrônico pelo decreto 1.742/2018, facilitando a abertura de empresas. O decreto também permitiu a concessão de Licença Sanitária automática, sem obrigatoriedade de vistoria prévia, para empresas classificadas como de baixo risco, para início de operação ou renovação da licença.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Prefeitura presta contas sobre agilização de processos nas secretarias no Facebook Compartilhar Prefeitura presta contas sobre agilização de processos nas secretarias no Twitter Compartilhar Prefeitura presta contas sobre agilização de processos nas secretarias no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *