Presidente da Faciap destaca inclusão do comércio no Paraná Competitivo

Fonte: Faciap

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, destacou a inclusão do comércio no Paraná Competitivo, do Governo do Estado, durante lançamento da nova etapa do programa, nesta quinta-feira (16), no Palácio Iguaçu.

“No interior, não há tantas indústrias. Por isso, a inclusão do comércio foi uma iniciativa importante. Irá fomentar empregos e levar desenvolvimento para mais regiões do estado”, disse Marco Tadeu Barbosa.

Nesta quinta, o governador Beto Richa assinou o decreto com as novas regras do Paraná Competitivo, que passa a incluir mais segmentos, como e-commerce, comércio atacadista e varejista, e a permitir a utilização de créditos de ICMS para investimentos.

Segundo o governo, desde 2011, o Paraná Competitivo contabiliza R$ 42 bilhões em investimentos, sendo R$ 24 bilhões de empresas privadas e R$ 18 bilhões de estatais. O número de empregos diretos gerados por meio dos incentivos concedidos é de cerca de 100 mil – ou 430 mil se forem considerados os empregos indiretos e o efeito renda de cada projeto.

Novidades

O Paraná Competitivo, que até então era voltado para projetos industriais, passa a conceder incentivos para empresas do varejo, e-commerce e atacadista. Nesse último caso, o incentivo vale tanto para o atacado convencional quanto os centros de distribuição industriais, que movimentam produtos de uma determinada indústria.

O programa, que já incentivava a instalação e expansão de fábricas, passa a contar com a modalidade de diversificação, para estimular a fabricação de mais produtos numa mesma planta industrial.

Outra novidade é que a empresa poderá usar créditos próprios acumulados de ICMS no pagamento de bens previstos para os investimentos, como peças e partes de máquinas, veículos e materiais destinados a obras de construção civil do empreendimento, por exemplo. A medida beneficia principalmente exportadores, como as cooperativas, e empresas que têm diferimento de ICMS na cadeia.