Produção industrial do Paraná tem melhor resultado do BR

A produção industrial do Paraná avançou 4,1% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o único resultado positivo entre as unidades da federação, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (07) pelo IBGE. No Brasil o índice foi de -10%. Já no acumulado do ano, a taxa do Paraná ficou em -0,9%. Apesar da queda, o resultado dos três primeiros meses de 2008 também foi o melhor do País, que registrou um índice de -14,7%.

Na análise por setores, o IBGE verificou que os melhores resultados, no primeiro trimestre de 2009 no Paraná, foram registrados pelas indústrias de edição e impressão (alta de 154,5%) e produtos químicos (16,6%).

No primeiro caso, o crescimento refletiu principalmente o aumento da produção de livros e impressos didáticos, enquanto na indústria química houve forte contribuição da expansão da fabricação de insumos para a agricultura.

Por outro lado, os ramos de veículos automotores e madeira registraram quedas na produção, em virtude principalmente da retração da demanda internacional, o que levou à redução das exportações.

No confronto com fevereiro de 2009, o resultado de março aponta para uma taxa de -2,3% da produção do setor manufatureiro estadual. A variação pode ser atribuída à boa performance do Paraná no segundo mês do ano. Ou seja: a queda se deve a uma comparação com uma taxa elevada.

Com base na mesma pesquisa do IBGE, verificou-se que a produção industrial do Paraná cresceu 34,23% entre janeiro de 2003 e dezembro de 2008 (período do Governo Roberto Requião). Foram quase 10 pontos percentuais acima da média nacional de 25,5%. Em 2008, o Estado obteve mais que o dobro do índice de crescimento nacional (3,1%), chegando a 8,6%.

Segundo o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, políticas de redução de impostos, aliadas ao empreendedorismo do empresário, estão garantindo a sustentação do crescimento da economia paranaense. “Mesmo em período de crise, a Junta Comercial do Paraná tem registrado a criação de mais de 200 novas empresas por dia útil neste ano”, informa.

Segundo a Junta, no primeiro trimestre de 2009 foram registradas 13.517 novas empresas em todo Estado, 70% delas localizadas no interior e o restante na Região Metropolitana de Curitiba. “Um governo que troca impostos por empregos estimula novos investimentos e a expansão da oferta de mão-de-obra”, analisa ainda Moreira Filho.

Fonte: Bonde