Notícias

|

Produção industrial sobe 1,8% em fevereiro, mas recua 17% em um ano

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

 

A produção industrial do país voltou a subir a apresentou alta de 1,8% em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo informou nesta quarta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a igual período em 2008, porém, a indústria teve retração de 17%.

 

Em janeiro, na comparação com dezembro, a produção havia registrado alta de 2,1%; em relação a janeiro de 2008, a queda anotada ficou em 17,4% (número revisado), pior resultado em 19 anos na base de comparação.

 

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial tem queda de 1%, o primeiro resultado negativo nessa comparação desde setembro de 2002, quando a queda foi de 0,4%. Nos 12 meses imediatamente anteriores, a produção registrou alta de 1%.

 

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve aumento de produção em 16 dos 27 ramos pesquisados em fevereiro, na comparação com o mês anterior. O principal destaque ficou por conta do setor de veículos automotores, com alta de 8,7%. Em janeiro e fevereiro, o setor acumulou alta de 52,2% depois das paralisações do final do ano passado.

 

Cresceu também a produção no setor de outros produtos químicos (8%) e material eletrônico, equipamentos de comunicações (8,7%).

 

Por outro lado, os principais resultados negativos foram constatados nas produções na indústria farmacêutica (-6,9%) e outros equipamentos de transporte (-4,2%).

 

Já em relação a fevereiro de 2008, houve recuo em 23 das 27 atividades pesquisadas, com destaque para nos setores de veículos automotores (-29,8%) e máquinas e equipamentos (-32,2%).

 

Entre as categorias de uso, o setor de bens de consumo duráveis teve alta de 10,5% em relação a janeiro. Na mesma comparação, subiram as produções de bens de consumo semi e não duráveis (1,7%) e bens intermediários (1,5%). Já a produção de bens de capital esteve redução de 6,3%.

 

Fonte: Folha Online


Compartilhe com o universo

Compartilhar Produção industrial sobe 1,8% em fevereiro, mas recua 17% em um ano no Facebook Compartilhar Produção industrial sobe 1,8% em fevereiro, mas recua 17% em um ano no Twitter Compartilhar Produção industrial sobe 1,8% em fevereiro, mas recua 17% em um ano no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *