Produtividade do setor de TI do Paraná é a maior do Brasil

Fonte: Folha de Londrina

Um levantamento realizado pela Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) em parceria com a Neoway, empresa de software de big data, mostrou que, em 2019, as empresas de tecnologia do Paraná eram as mais produtivas do Brasil. O indicador leva em consideração o faturamento médio das empresas do Estado naquele ano dividido pela média de colaboradores que as compõem.

O faturamento das empresas paranaenses de tecnologia chegou a R$ 21,2 bilhões, contra R$ 16,8 bilhões em 2018, um crescimento de 25,9%. Com o incremento, o Paraná foi na contramão de outros estados, que tiveram queda no faturamento. São Paulo recuou 19,7% e o País, como um todo, 22,1%.

O Paraná tem 19,6 mil empresas do setor e é o quatro do ranking nesse quesito. Assim, a produtividade média do setor de tecnologia do Paraná, de R$ 90 mil, a maior dentre as unidades da federação. Santa Catarina veio em seguida, com R$ 77 mil, e Rio Grande do Sul em terceiro, com R$ 67 mil. São Paulo ficou em quarto, com R$ 52 mil de produtividade.

Para Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná), os indicadores positivos são resultado de um esforço das empresas de TI do Paraná com o objetivo de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. "Houve um trabalho há dez anos incentivando empresas e colaboradores a se qualificarem e isso consequentemente acaba refletindo nos número como esse de produtividade."

Os esforços na formação de mais profissionais dentro das universidades também podem ser vistos como motivo para a boa produtividade do setor, completa Krzyuy. "Ainda está aquém da demanda, mas de qualquer forma se comparamos com outros estados, está evoluindo."

Salário

Em 2017, o salário médio no ramo de serviços de TI no Paraná era de R$ 4.025, valor 4% maior que em 2016. Em relação a esse indicador, o Estado fica atrás de dez unidades da federação (São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso), ocupando a 11ª posição do ranking. O dado é do relatório Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2019, sobre Emprego e Salários no Ramo de Serviços de TI, realizado pela Assespro-PR.

O presidente da entidade explica que o salário médio reflete o volume de colaboradores ocupando posições em setores do ramo como o suporte, que apresenta salários mais baixos. Profissionais mais especializados têm salários mais altos, mas estes são mais escassos no mercado trabalho. "Quando você analisa o salário do setor de TI, vai depender da área, da qualificação e da experiência do profissional. Com certeza alguém dedicado, com experiência em IA (Inteligência Artificial) vai estar com uma média salarial maior que aquele que está iniciando e não tem experiência em novas tecnologias, como blockchain e Internet das Coisas."