Programa Compra Londrina lança Calendário de Oportunidades para 2020

Fonte: Assessoria ACIL | Fotos: Emerson Dias

O Calendário de Oportunidades 2020 do Programa Compra Londrina foi lançado oficialmente nesta terça-feira (18) na Prefeitura de Londrina, com grande expectativa de movimentar o setor de licitações públicas da cidade.

O Poder Executivo anunciou que neste ano deve investir cerca de R$ 250 milhões em compras de produtos, serviços e obras. A previsão é de mais de 120 tipos de compras diferentes, que devem superar mais de 300 licitações no decorrer do ano, podendo ser beneficiado desde o pequeno ao grande empresário. Os meses de maior fluxo de processos licitatórios devem ser maio, outubro e dezembro.

Uma novidade anunciada para este ano pelo secretário municipal de Gestão Pública Fábio Cavazotti é a modalidade credenciamento, onde empresas que atendam requisitos necessários para licitações públicas possam se inscrever previamente para serem fornecedoras da Prefeitura.

Segundo a Prefeitura, em 2019, das 754 empresas contratadas por ela, 235 eram empresas de Londrina (31,1% do total) ante 519 empresas de outras localidades (68,8%). Ao todo, 427 empresas de Londrina disputaram compras realizadas pela administração municipal.

Das 235 empresas londrinenses contratadas pela Prefeitura, 30 eram microempresas que nunca tinham disputado licitações anteriormente.

Para este ano, o desafio continua: incentivar as empresas locais a participarem de licitações públicas, incluindo processos com grandes contratos, além de estimular o empresariado londrinense a manter em dia a formalização do seu negócio.

“Começamos a desmistificar que trata-se de um processo burocrático, inseguro, mas precisamos continuar neste esforço de tornar a palavra licitação mais presente no cotidiano dos empresários londrinenses. Vemos uma chance enorme de valorizar o que é nosso. Ao mesmo tempo em que ampliamos a concorrência no mercado local, fazendo com que os recursos financeiros girem e fiquem aqui, estimulamos as empresas da cidade e geramos um efeito multiplicador de emprego e renda para Londrina”, ressaltou o presidente da ACIL, Fernando Moraes.

O Programa Compra Londrina foi idealizado em 2010 pela ACIL, juntamente com Sebrae, Sinduscon, Sindimetal, Sescap, Codel, Sincoval e Observatório de Gestão Pública, para ser um instrumento permanente de incentivo, capacitação de empresas locais, fomento ao desenvolvimento e à competitividade por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas pela lei.

As empresas interessadas em conhecer melhor o programa e o calendário de oportunidades de negócios para 2020 podem acessar o site www.compralondrina.com.br/calendario-oportunidade.