Notícias

|

Programa quer ampliar presença de empresas locais em contratos públicos

Fonte: Folha de Londrina

O programa Compra Londrina será lançado pela Prefeitura de Londrina neste mês. O objetivo principal é aumentar a participação de empresas locais nos processos de licitação pública – na compra de produtos, serviços e obras. A intenção é inverter a estatística atual. Hoje, 86% das compras públicas são firmadas com fornecedores de fora do município. 

O novo secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, deve implantar uma demanda de iniciativa do Observatório de Gestão Pública e de outras entidades de Londrina envolvidas nessa discussão, dentre elas o Sebrae, ACIL (Associação Comercial e Industrial), Codel (Instituto de Desenvolvimento) e a Universidade Estadual de Londrina. 

Nos editais destinados às micros e pequenas empresas, a meta do município é reverter o cenário e chegar a 80% de participação de empresas londrinenses contratadas pela prefeitura. 

Para facilitar a presença de empresas locais no certame, serão criados manuais específicos para cada etapa de uma licitação. Nele irão constar normas claras e mais simples de precificação, prazos para entrega de documentos e execução do contrato. Todos os dispositivos previstos por lei, mas de forma didática para dar oportunidade a empresas locais. 

"A proximidade com o fornecedor tende a melhorar a qualidade do serviço prestado", salienta Cavazotti. Segundo o secretário, o orçamento da cidade também ganha com o programa. "Sendo um fornecedor local, o dinheiro fica na cidade com a entrada de ISS (Imposto sobre Serviços) e outros tributos", completa. 

O Compra Londrina quer mostrar aos empresários que é possível firmar contrato com o poder público. Outra meta é capacitar os micros e pequenos empresários que já contam com dispositivos legais que favorecem a participação em processos licitatórios. "A oportunidade de negócio tem que preservar os princípios de competitividade, qualidade do serviço prestado e menor preço", ressalta. Assim que vencer o certame, as microempresas além da cartilhas e manuais, terão um prazo com data específica para receber o empenho do serviço contratado. 

O secretário de Gestão Pública assumiu o cargo há 10 dias a convite do prefeito Marcelo Belinati (PP) com o principal desafio de dar corpo ao projeto. Segundo ele, o desafio só foi aceito com o compromisso de autonomia na gestão. Cavazotti é jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e fundador do Observatório de Gestão Pública. O novo secretário vê com naturalidade possíveis críticas e fiscalização do programa por parte da Câmara Municipal."Os vereadores por terem proximidade com a população podem trazer melhorias para implantação do programa." 

A Secretaria de Gestão Pública conta hoje com 213 certames em execução e 367 atas de registro de preços. Outros 105 processos licitatórios estão em curso.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Programa quer ampliar presença de empresas locais em contratos públicos no Facebook Compartilhar Programa quer ampliar presença de empresas locais em contratos públicos no Twitter Compartilhar Programa quer ampliar presença de empresas locais em contratos públicos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *