Notícias

|

Queda acentuada do PIB surpreende setor expotador

Os exportadores brasileiros esperavam que houvesse queda do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre do ano passado, mas o percentual de retração (- 3,6%), registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surpreendeu. “Todos nós imaginávamos que ele ia cair, mas não tanto. A queda foi mais forte, infelizmente”, disse hoje (10) o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

 

O efeito sobre as exportações é pequeno, “porque elas têm vida própria”. O problema das exportações brasileiras é o mercado internacional, explicou Castro. No atual momento, o Brasil tem um preço competitivo e não enfrenta problemas de financiamento no mercado interno, embora o custo desse crédito seja mais caro.

 

“O maior problema hoje é exatamente a demanda externa, que está muito retraída e tem, infelizmente, perspectivas de piorar ainda mais”, assinalou ele.

 

Houve queda na demanda dos países desenvolvidos, mas, por enquanto, a demanda dos países em desenvolvimento ainda está sendo mantida. “Só que ela deve começar a piorar também nos países emergentes. Então, o nosso problema hoje é demanda externa, porque existe preço competitivo, uma vez que a taxa de câmbio é favorável, mas não há mercado”.

 

Em relação ao PIB, o vice-presidente da AEB estimou para 2009 um patamar de crescimento próximo de zero, “podendo ser meio ponto percentual a mais ou meio a menos. A base é 0%”, assinalou.

 

Fonte: Agência Brasil


Compartilhe com o universo

Compartilhar Queda acentuada do PIB surpreende setor expotador no Facebook Compartilhar Queda acentuada do PIB surpreende setor expotador no Twitter Compartilhar Queda acentuada do PIB surpreende setor expotador no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *