Notícias

|

Reabertura de mercado de dívida renova esperanças na renda variável

São Paulo, 16 de Abril de 2009 – A recente recuperação no ritmo de captações externas de companhias brasileiras por meio de emissão de dívida pode ser um indicador de que o mercado acionário brasileiro irá ensaiar uma retomada já a partir do segundo semestre. A viabilidade para realizar novas ofertas de ações, no entanto, ficará limitada às operações volumosas e que envolvam empresas já consolidadas.

 

A avaliação é do vice-presidente do Itaú BBA, Jean-Marc Etlin. "Há um movimento claro de volta das captações em renda fixa, com as operações anunciadas por Telemar e Odebrecht", disse. "A oferta de ações da Redecard também mostrou que grandes empresas com histórico consolidado terão espaço para voltar à bolsa ainda durante o ano", exemplificou ontem, durante palestra do congresso anual da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

 

O executivo do banco de investimentos do Itaú não descarta a possibilidade de que a bolsa receba novas ofertas públicas iniciais de ações em breve (IPO, na sigla em inglês). "O mercado está muito mais seletivo do que em 2007, auge das aberturas de capital. A crise trouxe de volta a precificação de risco. Mesmo com os preços mais ajustados, podemos ter alguns IPOs, talvez quatro ou cinco."

 

Etlin também demonstrou otimismo em relação à recuperação do ritmo de transações de fusões e aquisições no País. "O desaquecimento momentâneo dessa indústria não se deve à falta de recursos ou interesse de investidores da ponta compradora. O que há é uma dificuldade em fixar preços de ativos", explicou.

 

Porta de saída estreita

 

Assim como a ida de uma companhia à bolsa, sua venda também é uma das portas naturais de saída do ciclo de investimento dos fundos de private equity e venture capital.

 

Em 2007, ano em que aconteceram 64 ofertas de ações, a maior parte dos desinvestimentos dos fundos acontecia com operações secundárias. Os fundos vendiam parte ou a totalidade da participação da companhia no momento de sua listagem. Isso funcionou como mecanismo de retirada até mesmo de companhias menores, o que não deve voltar a acontecer no médio prazo.Uma maneira de reduzir esse impacto para os fundos seria a possibilidade de listagens de companhias mais modestas. Seus IPOs girariam em torno de R$ 150 milhões e teriam como compradores investidores institucionais locais. O fato é que esse segmento de acesso de empresas à bolsa já existe. E não decolou. Há apenas uma empresa listada nesse ambiente: a Nutriplant, cujo IPO movimentou apenas R$ 21 milhões. "Os investidores terão medo de entrar em ofertas pequenas durante este ano", afirma Etlin. "Houve casos nos IPOs recentes em que entre 70% e 80% dos papéis ficaram nas mãos de 20 investidores. Isso significa que aqueles com poucas ações ficaram sem a possibilidade de sair. Terão de esperar que as companhias cumpram seus planos de negócios para encontrar a liquidez desejada", explica.

 

O ponto considerado razoável para novas ofertas secundárias, entretanto, pode estar cada vez mais próximo. Essa é a avaliação do diretor de desenvolvimento e fomento de negócios da BM&F Bovespa, Paulo Oliveira. "O índice tem estado próximo dos 45 mil pontos, o que já pode ser considerado adequado para sair."

 

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 1)(Luciano Feltrin)

 

Fonte: Gazeta Mercantil


Compartilhe com o universo

Compartilhar Reabertura de mercado de dívida renova esperanças na renda variável no Facebook Compartilhar Reabertura de mercado de dívida renova esperanças na renda variável no Twitter Compartilhar Reabertura de mercado de dívida renova esperanças na renda variável no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *