Notícias

|

Recuperação exige fortalecimento do mercado interno




Fonte: Folha de Londrina

 

Curitiba – Na indústria as perspectivas também não são otimistas, ao menos, por enquanto. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, acredita que o ano será ””fraco”” com uma produção cerca de 4% menor do que em 2008 e a geração de empregos de 4% a 6% mais baixa que no ano passado. De janeiro a abril, o setor teve queda de vendas de 8% no Paraná e de 4% nos empregos. Hoje, o segmento industrial conta com 600 mil trabalhadores no Estado.

 

””A retração de crédito continua. A crise não terminou. É um processo lento””, afirmou. Segundo ele, os programas governamentais para aquecer a economia não estão chegando nas pequenas e médias empresas. ””A economia está meio à deriva. O governo não está conseguindo acertar na receita e nas ações””, disse.

 

De acordo com Loures, faltam recursos para financiar capital de giro e investimentos das empresas. Ele defende ainda a redução dos juros, do spread bancário, a desoneração dos investimentos e das exportações e a reforma tributária para acabar com a guerra fiscal entre os Estados.

 

O presidente da CUT-PR, Roni Anderson Barbosa, defende a ampliação do crédito e a diminuição dos juros com a contrapartida dos bancos. Ele acredita em recuperação com o fortalecimento do mercado interno. No entanto, não prevê perspectivas de recuperação rápida. Para Barbosa, é importante manter o poder de compra dos trabalhadores. ””Queremos fechar 2009 com aumento real nos salários, garantias nos empregos e redução da jornada de trabalho””, afirmou. (A.B.)

 

www.bonde.com.br/folhadelondrina

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Recuperação exige fortalecimento do mercado interno no Facebook Compartilhar Recuperação exige fortalecimento do mercado interno no Twitter Compartilhar Recuperação exige fortalecimento do mercado interno no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *