15/04/2020 18:02:17 Recursos Digitais para potencializar a sua empresa

Fonte: Assessoria ACIL

A minha, a sua, a nossa atenção está 100% voltada para o mundo digital. Isso, porque, a crise provocada pelo novo coronavírus, que exigiu de nós um distanciamento social, exigiu também uma rápida e estratégica adaptação ao meio online. 

De acordo com a consultora empresarial, especialista em marketing digital e estratégico e diretora de Serviços da ACIL, Sheila Dal-Ry Issa, antes da pandemia, muitas empresas até já estavam presentes no meio digital, mas a qualidade no conteúdo e sua importância nunca foram tão prezadas como agora.

Com as portas fechadas, as empresas que ainda não contavam com o auxílio das mídias digitais precisaram dar uma chance a elas e se ainda não o fizeram, logo sentirão a necessidade. E aquelas que já estavam inseridas nesse ambiente, estão cada vez mais, procurando formas de potencializar os resultados através dessas ferramentas.

Como pontua a diretora, o momento pede também uma atenção redobrada por parte das empresas a seus clientes. Demonstrar empatia, parceria e cuidado neste momento fará toda a diferença. “Todos nós estamos carentes de atenção e o consumidor não é diferente. Utilize as mídias digitais para demonstrar isso a ele.”

A capacitação e sensibilização da equipe também precisam ser trabalhadas. Como explica a especialista, muitas vezes, o que diferencia uma marca de outra é o atendimento, a atenção, o suporte e a gentileza dos colaboradores. Esses aspectos levarão a um encantamento do cliente, que fará com que ele se lembre de você e do seu negócio. “O atendimento precisa ser avaliado com um olhar construtivo. O pós-venda é tão importante quanto a venda para criar um relacionamento verdadeiro com o consumidor”, acrescenta.

Na área de vendas, Sheila Dal-Ry afirma que é hora de aproveitar o estoque. Uma boa estratégia é utilizar produtos que possam funcionar como iscas para agregar combos com outros itens da sua empresa. Além disso, realizar promoções do tipo “compre mais por menos”. “Um ato de compra é sempre movido por necessidade ou desejo. Por isso, apresente vantagens quando for oferecer algo”. 

Momentos como este em que estamos vivendo aliados à constante mudança no comportamento do consumidor, pedem que as marcas se reinventem cada vez mais. Segundo ela, as lojas precisam pensar em como vender seus produtos de formas diferenciadas. 

“O comportamento do cliente já vinha se transformando com a popularização do digital. Essa mudança no posicionamento das empresas já era necessária e agora ainda mais. As ações desenvolvidas ou aperfeiçoadas durante este cenário de crise não podem se perder, muito pelo contrário”, pontua. 

Pensando nisso, reunimos os principais passos e insights da consultora sobre o assunto, para um bom posicionamento da sua empresa no âmbito digital.  

1.    Faça uma avaliação sobre sua presença no digital. Isso inclui desde suas informações como endereço, contato e até fotos, e lembre-se de os manterem atualizados. Uma dica é utilizar ferramentas como o Google Meu Negócio para acompanhar e gerenciar avaliações que sua empresa recebe;

2.    Avalie o seu público, sua faixa etária e os conteúdos que consomem;

3.    Preze por conteúdos relevantes para chamar atenção e criar credibilidade com o seu público;

4.    O seu conteúdo deve despertar nos consumidores atenção, interesse, desejo e ação. No planejamento, faça pautas e atente-se a esses fatores e meios para atingi-los;

5.    O Facebook e o Instagram são ferramentas muito poderosas quando o assunto é anúncio patrocinado, principalmente por conseguirem alcançar muitas pessoas. Não os esqueça quando for divulgar a sua marca e o seu serviço; 

6.    Invista na rede social que está o seu público-alvo, mas não deixe de estar presente nas outras (LinkedIn, Youtube). Uma boa estratégia é marcar presença em canais de influenciadores, que já tenham engajamento. Crie parceiros!

7.    Pequenas empresas podem criar seu próprio conteúdo, de forma simples, mas lembrando de manter uma constância. Um cronograma de postagens é essencial para obter engajamento.

8.    Dicas básicas que fazem toda a diferença para ampliar o alcance: use hashtags estratégicas, marque sua localização, utilize os funcionários como influenciadores da marca e trabalhe com depoimentos de clientes.

9.    O WhatsApp é peça fundamental no relacionamento com clientes e na estratégia de comunicação. Crie listas de transmissão segmentadas, peça para que salvem o seu contato, assim você poderá utilizá-lo para interagir, mandar mensagens reconfortantes, de parceria, e claro, sobre sua empresa. Elas te ajudarão a fortalecer esse laço! Mas não se esqueça... Trabalhar no individual com cada um é tão importante quanto!

10.    Por fim, uma empresa precisa estar sempre em planejamento e avaliação. Monitorar é tão importante quanto realizar ações de conteúdo. É o que fará com que você enxergue o que funciona e o que precisa deixar de ser feito, como se fosse um termômetro.