Reformulado, site oficial do Compra Londrina facilita acesso de empresas locais nas concorrências públicas

Fonte: Assessoria ACIL

O presidente da ACIL, Claudio Tedeschi, comemorou a entrada em operação do novo site do Compra Londrina, iniciativa desenvolvida em conjunto com o Sebrae, a Codel, a Prefeitura e o Observatório de Gestão Pública para impulsionar a participação de empresas londrinenses nos processos licitatórios da prefeitura.

Em solenidade na manhã desta sexta-feira (9) na Prefeitura, o líder empresarial ressaltou os primeiros resultados da articulação entre o poder público e a iniciativa privada. “Já podemos observar um ganho financeiro e uma maior transparência nos processos. Certamente com a circulação destes recursos no próprio município, a arrecadação tributário será positivamente impactada, o que pode significar um avanço na qualidade dos serviços públicos”.

Além das novidades no site, principal plataforma de informação e interação do programa, foi anunciado o calendário de oportunidades para os potenciais fornecedores. O planejamento da administração municipal aponta a realização de 93 licitações, o que significa a movimentação de cerca de R$ 150 milhões durante este ano.  A lista é ampla e variada, gerando oportunidades para vários segmentos. Destaque para equipamentos de informática, material de construção civil, merenda escolar, material hospitalar, locação de software para gestão integrada e contratação de mão de obra.  O processo de elaboração desta lista também deu transparência a política de gastos públicos, com consultores do Sebrae participando de reuniões quinzenais com o governo para estabelecer o planejamento das compras.

O prefeito Marcelo Belinati estabeleceu como meta que 90% dos processos licitatórios sejam vencidos por empresas locais nos próximos anos. Atualmente, este índice é de 14%. “Se dobrarmos este número, significariam mais R$ 150 milhões na economia de Londrina”.

Site

A analista da Área de Negócios da ACIL, Valéria Furlan Sitta, explicou que a ideia de dotar o site de outras funções motivou a reformulação.  O www.compralondrina.com.br conta agora com uma versão eletrônica de uma cartilha de orientação aos empresários, um passo a passo de como participar das mais variadas formas de concorrência pública. “Alteramos também o layout, que ficou mais intuitivo”, lembrou a analista. Os interessados também poderão cadastrar sua empresa e receber via sms ou e-mail avisos sobre o calendário de compras, com especificidades para o segmento no qual atua.

Reuniões

Durante a tarde desta sexta-feira, o programa prossegue com duas reuniões setoriais, uma voltada para o segmento de pães e a outra para o segmento de pneus. Os encontros na sede do Sebrae têm a finalidade de promover a troca de informações entre os potenciais fornecedores e os operadores do programa.

Segundo o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, o município está elaborando um modelo novo de edital para o fornecimento de pães, para dar condições de competitividade às empresas londrinenses de panificação. “A Prefeitura compra cerca de R$ 800 mil em pães por ano, para a merenda escolar, e atualmente as duas empresas fornecedoras são de fora de Londrina”, contou.

O secretário explicou que o Município está verificando de que forma o edital pode ser estruturado para dar condições de competitividade às empresas locais. “A ideia é simplificar a logística para redução de custos e adequar os lotes ao mercado local, de forma a promover maior competitividade no certame”, destacou.

No caso do setor de pneus, a intenção é divulgar um edital já publicado pela Prefeitura de Londrina, de cerca de R$ 1,8 milhão para o fornecimento do produto, voltado a atender a frota de veículos do Município.

Compartilhar Reformulado, site oficial do Compra Londrina facilita  acesso de empresas locais nas concorrências públicas no Facebook Compartilhar Reformulado, site oficial do Compra Londrina facilita  acesso de empresas locais nas concorrências públicas no Twitter Compartilhar Reformulado, site oficial do Compra Londrina facilita  acesso de empresas locais nas concorrências públicas no Linkedin