Regionalização fomenta turismo no Paraná

Fonte: Folha de Londrina

São Paulo – Cinco novos roteiros de turismo no Paraná estão sendo apresentados ao público durante o 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo, seguindo uma tendência do Estado que é a da regionalização do setor. Entre as novidades estão a rota Corredores das Águas, no noroeste do Estado, que envolve o turismo de lazer e compras de cidades como Maringá e Cianorte, e também o Turismo Náutico, que destaca o passeio pelas ilhas do litoral.

””O trabalho de regionalização tem sido fundamental para melhorar a movimentação turística no Estado””, reforça o secretário de Estado de Turismo do Paraná, Celso de Souza Caron. Segundo ele, desde 2003 quando foram criadas as primeiras rotas específicas, o turismo local tem se fortalecido institucionalmente. ””Em torno de 50% dos municípios no Paraná estão envolvidos com essa regionalização””, acrescenta o secretário.

A segmentação, observa ele, foi necessária para movimentar a economia do interior, principalmente. Antes, o turismo do Estado era bipolarizado, englobando apenas Curitiba e litoral de um lado e Foz do Iguaçu de outro. ””Essa regionalização nunca havia sido feita. A secretaria tem apostado nisso””, afirmou.

O apoio do governo do Estado vem em forma de promoção e divulgação dos roteiros turísticos. Caron comenta que a secretaria oferece material de divulgação profissional e participação em feira. A ajuda tem surtido efeitos, em 2008 o turismo movimentou no Paraná cerca de US$ 2,2 bilhões, um volume 30% maior que 2007, segundo o secretário. Aproximadamente 11 milhões de pessoas visitaram os pontos turísticos locais.

Caron pontua que ainda não é possível prever qual será o movimento do setor, por conta da crise financeira mundial que mexeu com o segmento turístico e também por causa do problema da gripe A (H1N1). ””Está sendo um ano atípico. Mas a expectativa é que os números sejam no mínimo iguais aos do ano passado””, frisa.

Copa de 2014

A Copa do Mundo de 2014 está de vez na pauta do setor de turismo do Paraná. Após a confirmação de Curitiba como uma das cidades-sede do evento, os esforços começam a se voltar no sentido de preparar todo o Estado para receber turistas. ””A ideia é trabalhar o antes e o depois da Copa. Queremos que o turista venha para a Copa, visite Curitiba e também outras partes do Estado. E queremos montar uma estrutura que seja atraente mesmo depois do evento””, destaca Caron.

Ele adiantou que essa semana uma reunião entre secretarias e Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) começou a discutir a Copa sob o ponto de vista do turismo e como cada cidade-sede deverá atuar. Na opinião do secretário, o evento vai dar uma visibilidade enorme para as regiões envolvidas, uma vez que as pessoas vão ouvir falar muito desses locais. ””Será uma mídia incrível””, adianta. No Paraná, particularmente, Caron acredita que tudo deve ocorrer tranquilamente pois os preparativos têm sido feitos com antecedência.

Quanto aos investimentos para obras de preparação para o evento, Caron observa que já existem linhas de crédito do governo que financiam a iniciativa privada e fomentam a construção e reformas de hotéis, por exemplo. Ele acredita que vão surgir outras linhas mais específicas e que as cidades poderão ganhar muito em melhorias de infraestrutura urbana. ””Vamos ver se sai o metrô””, comentou o secretário em relação ao projeto de construção de linhas de metrô em Curitiba.

Salão do Turismo

O Salão de Turismo termina amanhã. O evento acontece em São Paulo, no Anhembi, e tem a estratégia de mobilizar, promover e comercializar roteiros turísticos de todo o País. Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o salão apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar negócios. Este ano, são esperados 100 mil visitantes. Quem passar pelo local e visitar o estande do Estado do Paraná, terá a oportunidade de conhecer detalhamente todos as rotas oferecidas no Estado.

Erika Zanon para Folha de Londrina.

www.bonde.com.br/folhadelondrina

Compartilhar Regionalização fomenta turismo no Paraná no Facebook Compartilhar Regionalização fomenta turismo no Paraná no Twitter Compartilhar Regionalização fomenta turismo no Paraná no Linkedin