Repasse de R$ 5 milhões abre linha de crédito para empresários londrinenses

Fonte: Assessoria da ACIL

Um aporte de R$ 5 milhões junto à Sociedade Garantidora de Crédito Garantinorte, para criar uma linha de crédito destinada ao empresário londrinense, foi assinado nesta segunda-feira (1) pelo prefeito Marcelo Belinati, Fernando Moraes (presidente da ACIL), Bruno Ubiratan (Codel), Rafael Giovani Netto (Garantinorte-PR) e Fabrício Bianchi (Sebrae). Junto à garantidora, o valor pode gerar até R$ 50 milhões em financiamentos para MEIs, micro e pequenos empresários.

O montante foi repassado pela Câmara de Vereadores para que o município pudesse abrir a linha de crédito. “O mercado está precisando. Isso vai salvar muitas empresas. A gente quer que os empresários tomem esse empréstimo com cautela, para passar por esse momento ruim. Os bancos maiores estão rígidos nas liberações, subindo taxas, e a garantidora vai facilitar bastante para o empresário londrinense”, ressalta Fernando Moraes.

Para o prefeito Marcelo Belinati, o recurso veio em boa hora: “Quando tudo começou, lá atrás, criamos um grupo para analisar de que maneira poderíamos contribuir para minimizar o sofrimento do setor produtivo, pois só vamos ter uma relativa tranquilidade quando tivermos uma vacina. A taxa dessa linha é de 0,59% ao mês, o juro é pequeno. É uma grande injeção de recursos para a economia da cidade. Nenhuma prefeitura do Brasil conseguiu fazer um aporte deste para minimizar todo o sofrimento do setor produtivo com a pandemia”, destaca.

A criação da linha de crédito é resultado do trabalho conjunto da ACIL, Prefeitura de Londrina, Câmara de Vereadores, Sebrae e Garantinorte, com apoio do Sicoob, Sicredi, Cresol e Fomento Paraná.

O dinheiro veio de um fundo criado há 11 anos com o objetivo de levantar recursos para reformar o prédio da Câmara de Vereadores. Mas, com a pandemia, os vereadores perceberam que Londrina tinha necessidades mais urgentes. “Nós entendemos que a reforma seria secundária, pois a cidade tinha uma demanda muito maior. A Prefeitura atendeu nosso pedido e repassou R$ 5 milhões para a Garantinorte, para que possamos ter um fôlego na economia do município”, reforça o vereador Ailton Nantes, presidente da Câmara.

Para Fabricio Bianchi, do Sebrae, o aporte é uma boa notícia em tempos de pandemia: “Recursos como esses geram impostos, geram renda, geram emprego. É um grande avanço não só para a cidade de Londrina, pois serve de referência para o Paraná. Nossa sociedade se organizou de forma muito rápida. Precisamos estar juntos. Para os empresários, é um privilégio ter uma oportunidade de acesso a crédito a 0,59%, com taxas que não têm no mercado.”

Criada em 2011, a Garantinorte é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e surgiu a partir de um convênio com o Sebrae, recebendo apoio da ACIL e do Sicoob. “É preciso deixar claro que esse dinheiro não é a fundo perdido, precisa retornar para a garantidora para que a gente possa continuar funcionando”, esclarece Rafael de Giovani Netto.

Os critérios para o empréstimo variam de acordo com o tamanho da empresa e obedecem às exigências das cooperativas de crédito. Os interessados podem entrar em contato com a ACIL pelo telefone 3374-3000.

Fotos: Vivian Honorato/N.Com