Sala do Empreendedor lança agendamento online para MEIs em Londrina

Fonte: N.Com/Prefeitura de Londrina

Para facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais (MEIs), bem como aprimorar o fluxo de atendimentos presenciais feitos na Prefeitura, a Sala do Empreendedor de Londrina lançou serviço inédito de agendamento online. Com a novidade, agora será possível agendar horários na internet para solicitação de Alvará de Licença, alteração de CNPJ, baixa de empresa e solicitação para emissão de Nota Fiscal. O agendamento eletrônico, que passará a ser obrigatório, está no ar desde ontem (21), no portal www.londrina.pr.gov.br. A agenda já está aberta para horários a partir desta segunda-feira (27).

Para ter acesso à agenda eletrônica, os interessados devem acessar a opção Serviços Online na página inicial do Portal da Prefeitura, e depois clicar em Sala do Empreendedor. A partir disso, o usuário é direcionado a uma página com as informações sobre os serviços disponíveis e, ao avançar, deverá preencher dados pessoais básicos como nome, CPF, título de eleitor e telefone. Também terá à disposição um menu com conteúdos sobre o programa do MEI, legislação, Portal do Empreendedor e Sala do Empreendedor.

Segundo a gerente da Sala do Empreendedor, Marilza Faria Cardoso, o objetivo da iniciativa é desafogar as filas de atendimento, reduzindo o tempo de espera e tornando os procedimentos mais rápidos para os contribuintes. “No modelo atual, dependendo do serviço solicitado, hoje o MEI muitas vezes acaba tendo que esperar um pouco mais para a aguardar pedidos, checagens ou emissão de documentos, conforme cada caso. A intenção é que o tempo de espera seja reduzido e os atendimentos facilitados para todos”, disse.

Atualmente, cerca de 50 senhas são distribuídas diariamente na Sala, em média, sendo a maioria para pedidos de alvarás de licença, além de demandas diversas como boletos e guias, parcelamentos e declaração anual.

A gerente enfatizou que o agendamento online não vale para a formalização de novos MEIs, serviço que continuará sendo feito de forma presencial, na própria Sala. “Os interessados em abrir sua pequena empresa como MEI deve, antes de formalizar o negócio, participar de uma palestra de apresentação e orientações sobre o funcionamento do programa, que ocorre na própria Prefeitura. Após isso, se a pessoa quiser fazer a formalização já poderá ir direto na Sala do Empreendedor para agendar seu horário”, explicou.

No período inicial de validade do atendimento eletrônico, a equipe da Sala do Empreendedor estará à disposição para dar orientações e prestar esclarecimentos ao público que ainda não tenha conhecimento deste serviço. Neste caso, será possível fazer o agendamento online na própria Sala.

Texto: Renan Oliveira/N.Com