Notícias

|

Secretário de Alfabetização apresenta programas ao Núcleo de Desenvolvimento Empresarial

Fonte: Assessoria ACIL

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da ACIL recebeu, nesta terça-feira (29), o secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, e o deputado federal Diego Garcia. O tema da reunião, realizada de forma virtual para seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, englobou a Política Nacional de Alfabetização.

Fernando Moraes, presidente da ACIL, citou, na abertura, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implantado na Rede Municipal de Ensino de Londrina com apoio do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial: “A educação empreendedora é uma das pautas mais importantes do Núcleo”, destacou.

O deputado Diego Garcia explicou que utiliza o material desenvolvido pela Secretaria na educação dos filhos e apresentou o professor Carlos Nadalim: “O trabalho que ele está desenvolvendo hoje a nível nacional tem o objetivo de combater a evasão escolar e atuar na linha de frente das nossas crianças para aprimorar seus conhecimentos e suas habilidades”.

Nadalim lembrou-se das reuniões que frequentava na ACIL, promovidas pelo economista e escritor José Monir Nasser, com empresários e membros da sociedade civil: “O Monir defendeu a tese de que o crescimento econômico depende da propagação cultural e apostava todas as fichas em uma formação literária dos munícipes para que isso melhorasse a qualidade de escolha na aquisição de bens e produtos”, argumentou.

Criada pelo governo Jair Bolsonaro, a Secretaria Nacional de Alfabetização elaborou a Política Nacional de Alfabetização. “A característica dessa política é justamente buscar respaldo e evidências científicas na elaboração de políticas públicas educacionais”, acrescentou Nadalim, destacando a necessidade de isolar o impacto dos fatores sócio-econômicos no rendimento escolar.

“Para melhorar o desempenho econômico de uma cidade e combater ao mesmo tempo a criminalidade, nós precisamos apostar em programas de estímulos à prática de literacia. A literacia é um dos mecanismos para rompermos com esses ciclos de pobreza”, ressaltou, destacando a criação de dois grandes programas: o Conta Pra Mim e o Tempo de Aprender, que podem ser conhecidos com maior profundidade no site da Secretaria Nacional de Alfabetização.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Secretário de Alfabetização apresenta programas ao Núcleo de Desenvolvimento Empresarial no Facebook Compartilhar Secretário de Alfabetização apresenta programas ao Núcleo de Desenvolvimento Empresarial no Twitter Compartilhar Secretário de Alfabetização apresenta programas ao Núcleo de Desenvolvimento Empresarial no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *