Secretário de Alfabetização apresenta programas ao Núcleo de Desenvolvimento Empresarial

Fonte: Assessoria ACIL

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da ACIL recebeu, nesta terça-feira (29), o secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, e o deputado federal Diego Garcia. O tema da reunião, realizada de forma virtual para seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, englobou a Política Nacional de Alfabetização.

Fernando Moraes, presidente da ACIL, citou, na abertura, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implantado na Rede Municipal de Ensino de Londrina com apoio do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial: “A educação empreendedora é uma das pautas mais importantes do Núcleo”, destacou.

O deputado Diego Garcia explicou que utiliza o material desenvolvido pela Secretaria na educação dos filhos e apresentou o professor Carlos Nadalim: “O trabalho que ele está desenvolvendo hoje a nível nacional tem o objetivo de combater a evasão escolar e atuar na linha de frente das nossas crianças para aprimorar seus conhecimentos e suas habilidades”.

Nadalim lembrou-se das reuniões que frequentava na ACIL, promovidas pelo economista e escritor José Monir Nasser, com empresários e membros da sociedade civil: “O Monir defendeu a tese de que o crescimento econômico depende da propagação cultural e apostava todas as fichas em uma formação literária dos munícipes para que isso melhorasse a qualidade de escolha na aquisição de bens e produtos”, argumentou.

Criada pelo governo Jair Bolsonaro, a Secretaria Nacional de Alfabetização elaborou a Política Nacional de Alfabetização. “A característica dessa política é justamente buscar respaldo e evidências científicas na elaboração de políticas públicas educacionais”, acrescentou Nadalim, destacando a necessidade de isolar o impacto dos fatores sócio-econômicos no rendimento escolar.

“Para melhorar o desempenho econômico de uma cidade e combater ao mesmo tempo a criminalidade, nós precisamos apostar em programas de estímulos à prática de literacia. A literacia é um dos mecanismos para rompermos com esses ciclos de pobreza”, ressaltou, destacando a criação de dois grandes programas: o Conta Pra Mim e o Tempo de Aprender, que podem ser conhecidos com maior profundidade no site da Secretaria Nacional de Alfabetização.