14/05/2015 00:00:00 Semana do Café em Londrina terá oficinas de gastronomia

Fonte: Bonde

Ele está presente no café da manhã, na reunião de trabalho, no bate-papo com os amigos e, por que não, no almoço e no jantar, como ‘protagonista’ das refeições e momentos de descanso. Mesmo tão apreciado no cotidiano, o café ainda é capaz de surpreender quando vira ingrediente na culinária. O grão pode ser usado no preparo de inúmeras receitas que poderão ser conferidas durante a programação gastronômica da Semana do Café, realizada de 21 a 24 de maio, em Londrina. 

Na Tenda dos Sabores, os participantes terão a oportunidade de aprender vários quitutes preparados com o café. As iguarias foram criadas pelos instrutores do Senac Londrina, especialmente para o evento. Segundo Simone Millan, consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto Rota do Café, as receitas são surpreendentes. "As oficinas vão apresentar novas maneiras de saborear o grão, que está intimamente ligado com a memória, identidade e história dos londrinenses", afirma. 

No dia 22 de maio (sexta-feira), o público poderá conferir quatros receitas: às 10 horas terá "bolo de café"; às 14 horas "mousse de café"; às 15 horas deliciosas bolachinhas de café; e, às 16 horas, será a vez da receita "surpresa". O cardápio do dia 23 de maio (sábado) terá duas edições da receita "surpresa", uma às 10 horas e outra às 14 horas; bolachinhas de café às 15 horas; e "Coquetalaria internacional a base de café" às 16h30. E no dia 24 de maio (domingo), haverá receita "surpresa", às 10 horas, e sorvete "Parfait de café", às 14 horas, para encerrar as oficinas com ‘chave-de-ouro’. 

Na Vitrine da Rota do Café, que será promovida de 22 a 24 de maio, das 9 às 19 horas, o público poderá degustar cafés especiais no galpão externo do Museu Histórico Padre Carlos Weiss. "Os empreendedores da Rota do Café irão promover uma espécie de ‘feirinha’ e explorar os aromas e sabores do café que fazem parte do roteiro. É uma oportunidade para os londrinenses e os demais visitantes conhecerem algumas receitas que são servidas durante a viagem ao universo mágico do café nos restaurantes, pousadas, cafeterias e fazendas que compõem a Rota", conta Simone Millan. Ela acrescenta que será um espaço acolhedor, onde empreendedores e participantes do evento poderão compartilhar bons momentos. 

No Espaço Vivências, que também acontece de 22 a 24 de maio, das 9 às 17 horas, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, um ‘pedacinho da roça’ será transportado para a cidade e o público poderá interagir com o mundo do café de várias maneiras. 

Semana do Café 

A Semana do Café celebra o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio em todo o Brasil. O evento já é uma tradição na cidade e está na quarta edição. Neste ano, será realizado de 21 a 24 de maio e conta com diversas atrações culturais (sessões de cinema e apresentações musicais), oficinas gastronômicas e programação infantil, além de oferecer roteiros turísticos curtos que são uma espécie de "menu degustação" da Rota do Café, que inspirou a criação da Semana do Café. 

O evento, de acordo com a consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, contribui com a divulgação da Rota do Café, premiada pelo Ministério do Turismo em 2011, além de explorar as peculiaridades do grão, responsável pelo crescimento da região norte do Paraná. 

A Semana do Café é promovida pelo Sebrae/PR e pelo Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Lda), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Associação do Amigos do Museu Histórico deLondrina(ASAM), Londrina Convention Bureau, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria Municipal da Cultura de Londrina, Projeto Palcos Musicais, RPC Londrina, Secretaria de Turismo e Cultura de Ibiporã, Senac e Sesc Cadeião. 

Todos os eventos são gratuitos, exceto os roteiros turísticos. 

Rota do Café 

A Rota do Café transformou fazendas históricas e produtoras, cafeterias, restaurantes, pousadas e museus em atrativos turísticos no norte do Paraná. "A presença forte do café no passado e no presente da região despertou a vocação para o turismo e a concepção do roteiro, que contempla cerca de 30 empreendimentos em nove municípios da região, num raio de 200 quilômetros", diz Simone Millan. 

Há seis opções de programas: Turismo Histórico Cultural, Entretenimento e Lazer, Gastronomia, Turismo Rural, Ecoturismo e Agronegócio. Todos os atrativos da Rota do Café podem ser conferidos no site www.rotadocafe.tur.br, que também disponibiliza as agências que oferecem os passeios e um calendário com a programação das próximas saídas.