10/10/2014 00:00:00 Receita da Sercomtel é 5ª que mais cresceu em 2013

Fonte: Folha de Londrina

A receita líquida em dólares da Sercomtel é a quinta que mais aumentou entre as 100 maiores empresas de telecomunicações no País em 2013, com 25,28% sobre o índice de 2012. A companhia londrinense, 49ª colocada no ranking geral, é a única operadora entre as dez do setor que foram as "Campeãs de Crescimento" do "Anuário Telecom 2014", devido à estratégia de redução de despesas e de aumento no faturamento, com a expansão pelas cidades do Estado. Ontem, a lei municipal que criou a empresa completou 50 anos (leia mais nesta página). 

O presidente da Sercomtel, Christian Schneider, afirma que, em 2013, a operadora manteve a mesma participação de 72% a 75% na telefonia fixa em Londrina, mas elevou a expansão geográfica, o que colaborou para os resultados positivos. Tanto que houve alta de 399% nos serviços de banda larga ante 2012 e de 11% no saldo de operações de portabilidade. 

Para 2014, o objetivo é repetir o índice de crescimento da receita líquida de 2013, equilibrar as contas, ter lucro e conseguir acesso nos próximos anos à alavancagem de investimentos por meio do mercado financeiro. Isso porque, mesmo com o bom resultado operacional, a empresa pública ainda acumulou deficit de US$ 28,903 milhões de lucro líquido no ano passado. 

O presidente da Sercomtel diz que a projeção contábil de perdas se deu porque houve a falência de duas operadoras de TV a cabo ligadas ao grupo e pelo impacto de outras medidas, como o plano de demissão voluntária. "Mas, em temos de lucro ajustado de operação, tivemos crescimento de US$ 14 milhões", diz. 

Ainda, ele afirma que o Ebtida, sigla em inglês para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, passou de queda de 2,5% ao mês no início da atual gestão para alta de 16% ao mês. Por isso, Schneider considera que a tendência é de crescimento significativo nos próximos anos. "O que se pode esperar é que (a Sercomtel) equilibre as contas e passe a ser um instrumento de política pública para desenvolvimento regional", afirma, sobre a empresa que tem como acionistas a Prefeitura de Londrina (55%) e a Copel (45%). 

A Sercomtel também começou a implantar neste ano a rede de TV por assinatura para a oferta completa de serviços e lançou promoções para alavancar a telefonia móvel. Para 2015, a diretoria da empresa estuda o aumento da cobertura da telefonia celular por meio de aquisição de frequências por leilões da Anatel e por parcerias de operação virtual, além da gestão de iluminação pública de Londrina. 

Publicação
O "Anuário Telecom 2014" faz a análise do desempenho econômico-financeiro das empresas que atuam no mercado de telecomunicações desde 1991, com a supervisão da Fundação Getulio Vargas (FGV). São analisadas 19 informações econômico-financeiras fornecidas pelas empresas.