07/04/2016 00:00:00 Veja sete setores de franquia que vão se destacar em 2016

Fonte: Terra

Em um ano cheio de más notícias na área econômicas, o setor de franquias é certamente um ponto fora da curva. No acumulado de 2015, ele cresceu 8,2% até o terceiro trimestre, segundo a Associação Brasileira de Franchising. E o bom desempenho deve continuar no próximo ano.

Em entrevista ao Terra, especialistas apontam quais são as sete áreas que devem se destacar em 2016. Eles são unânimes em apontar que as melhores oportunidades hoje estão no setor de serviços, que exige investimentos menores e cuja demanda tende a se manter – e até aumentar.

Serviços a idosos

“A população de idosos têm aumentado muito, e é um campo ainda muito mal coberto pela área de serviços”, diz o professor Alexandre Nabil, coordenador de inovação e empreendedorismo da universidade Presbiteriana Mackenzie.

“Existem oportunidades em serviços como, tratamentos médico e home care. Mas vale destacar que hoje as pessoas ficam idosas geralmente com muito mais saúde e recursos, abrindo possibilidades em turismo especializado, por exemplo”, acrescenta o consultor Juarez Leão, da Leão Business Upgrade.

Serviços em residências

“Com as mulheres entrando cada vez mais no mercado de trabalho, sobra menos tempo para fazer certas tarefas de casa, para as quais surgem, no entanto, franquias especializadas em pequenos serviços de reparos e manutenção”, diz Juarez Leão.

Estética 

“É um setor que teve uma curva de crescimento grande nos últimos tempos. A mulher brasileira está trabalhando mais fora de casa, mas mantendo a vaidade. São franquias geralmente de investimento baixo e cujos serviços são baratos e acessíveis”, afirma Nabil. 

Pets 

“É outro setor com uma curva de crescimento bem acentuada nos últimos anos, e que deve manter o bom desempenho, pois as pessoas continuarão a gastar com seus animais de estimação”, ressalta Nabil. 

Ensino à distância 

“Antes, havia um foco maior nos cursos técnicos, mas o cenário mudou com o maior acesso a cursos superiores. No entanto, muita gente se forma sem saber nada de prática, o que é uma oportunidade para franquias que ofereçam capacitação técnica”, diz Leão. 

Alimentação saudável 

A alimentação saudável é uma preocupação cada vez maior do brasileiro. “Aqui, não temos uma produção grande de alimentos, então, é difícil surgir uma grande rede. Com isso, o setor acaba sendo fragmentado, aumentando ainda mais as chances de quem se arrisca neste campo”, constata Leão. 

Subsegmentos 

Se o varejo está ruim, por que alguém investiria em uma franquia de roupas ou de sapatos? Simples. Porque há públicos que não são atendidos. “Existem poucas vestimentas feitas para obesos. O mesmo acontece com  sapatos para mulheres de pés grandes ou alimentos para diabéticos”, diz Nabil.