Setor de motos aposta em crédito facilitado para deslanchar

Fonte: Portal Exame

Após um primeiro semestre de vendas bem inferiores às do mesmo período do ano passado, os fabricantes de motocicletas olham com ansiedade para os dois maiores bancos públicos do país, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

As duas instituições vão oferecer linhas especiais de crédito que podem ajudar o setor a tirar o pé do freio. Os empréstimos serão destinados a quem usa a moto como instrumento de trabalho, caso dos motoboys, e tornarão mais fácil a compra de novos veículos por permitir o financiamento sem entrada e com prestações abaixo das praticadas hoje pelo mercado, inclusive pelos bancos públicos.

Para tornar a linha viável, o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) autorizou a liberação de 100 milhões de reais vindos do fundo, para uso exclusivo do BB e da Caixa.

Os novos empréstimos ainda não estão disponíveis nos bancos, mas o Ministério do Trabalho afirma que os estudos sobre as condições de empréstimo estão na fase final e prevê que em julho o consumidor poderá retirá-lo nas agências.

Executivos do setor de motos já se motram esperançosos de que as condições facilitadas de empréstimo vão atrair uma demanda fortemente reprimida pelo aperto no crédito. Desde o anúncio da nova linha, no fim de maio, os fabricantes inclusive passaram a pressionar o governo por uma nova liberação de recursos.

As primeiras medidas do governo para estimular o setor surgiram em março, quando as empresas de motocicletas com fábrica no Brasil ganharam a isenção da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

O estímulo tributário reduziu o preço das motos em 3% a ajudou o setor a alcançar uma recuperação gradual, no 2º bimestre. A expectativa agora, é de que o afrouxamento no crédito impulsione o setor para níveis mais próximos aos de antes da crise.

www.portalexame.abril.uol.com.br/

(Foto: Operários na linha de montagem da Honda, na Zona Franca)