05/03/2015 00:00:00 Site mapeia empreendedores tecnológicos da região de Londrina

Fonte: Jornal de Londrina

Empreendedores iniciantes ou que já tateiam o setor de inovações em Londrina, integrantes de startups já firmes e fortes, investidores ou empresas ligadas ao setor de tecnologia na região: chegou a hora de colocar a cara do seu negócio no mapa.

É essa a proposta do mapa colaborativo que acaba de ser lançado para mostrar a identidade da Londrina Genial, campanha lançada para posicionar Londrina no setor.

No site, qualquer player envolvido nestes negócios pode se colocar como parte doecossistema regional de inovações.

“Enquanto não soubermos os ativos, os empreendimentos e as iniciativas empreendedoras da nossa região, não teremos a dimensão exata do potencial e das realizações para Londrina nestes setores”, diz Gabriel Henriquez, presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia de Informação – segmento que reúne dezenas de empresas na região.

“O mapa nos permite olhar para a região e entender o volume de novos negóciosque surgem”, explica. “Se eu fosse um investidor, certamente iria checar esse mapa. Identificar os atores dá a percepção geral do que acontece para quem quer entrar, fazer contato ou mesmo procurar serviços”, explica Henriquez. Incubadoras e aceleradoras também podem se mostrar na plataforma.

“A ideia não é inventar a roda. O mapa é algo bem simples, com base no que já existe em outras regiões do mundo. Queremos mostrar de maneira prática o que acontece no nosso ambiente de inovação regional”, explica Pedro Casagrande de Campos, diretor da Mystra Tecnologia, especializada na integração de conteúdos.

“A delimitação geográfica mostrada no mapa ajuda a definir e exibir o potencial de Londrina. É uma ferramenta válida tanto para quem quer empreender quanto para quem quer investir ou simplesmente encontrar negócios que se liguem à própria atividade”, afirma. “O site mostrará que as pessoas que seguem no setor de inovação não estão solitárias nos seus negócios”, espera o diretor da Mystra.

Para acessar a plataforma colaborativa e se tornar parte do mapa, basta fazer um cadastro simples no endereço www.londrinastartup.com.br. No primeiro dia de lançamento público, o mapa colaborativo já relacionava 18 empresas e apoiadores cadastrados.