04/12/2019 15:11:30 SPC da ACIL mostra queda de inadimplência pelo 7º mês seguido

Fonte: Assessoria ACIL 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) registrou em novembro um aumento de 2,5% no número de consumidores que conseguiram quitar ou negociar suas dívidas, retirando o nome da lista de inadimplência. O crescimento é relativo ao mesmo mês de 2018.

Novembro foi o 7º mês consecutivo de aumento dos consumidores que conseguiram sair do Sistema de Proteção ao Crédito. Para Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, o índice demonstra que os recursos liberados do FGTS estão sendo utilizados para a negociação de dívidas atrasadas.

O volume de consumidores com o nome incluído no sistema, por sua vez, teve uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo mês do ano passado. “Esse número é mais significativo ainda quando se considera que as vendas a crédito tiveram expansão, o que poderia significar elevação no percentual de consumidores que poderiam não pagar suas contas, o que não se verificou”, explica Rambalducci. 

Para o consultor, os dois percentuais de novembro mostram que a base de consumidores com potencial para tomada de crédito cresceu, o que é positivo para o comércio varejista de Londrina.