23/02/2015 00:00:00 Chegou a hora de abrir a própria startup?

Fonte: Jornal de Londrina

Tem uma ideia inovadora, replicável, repetível, capaz de resolver problemas? Certamente você está a um passo de abrir uma startup, mas é bom ouvir alguns conselhos de quem está na área para fugir de ciladas e situações que podem colocar o negócio em risco antes mesmo dele começar. Na terça-feira (24), o Sebrae e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abrem o Seminário “Transformar ideias em negócios inovadores – Desafios Jurídicos e Contábeis”. Será na sede da OAB (Avenida Governador Parigot de Souza, 311).

No evento, especialistas em Direito e Contabilidade explanam sobre como não errar na hora de estruturar a startup e abrir o capital do negócio. Entre os temas do seminário, as diferenças jurídicas na relação com investidores-anjos, aceleradoras, fundos de private equity e holdings. Um dos mais conhecidos investidores-anjos de Londrina, o empresário Fernando Kireeff, estará presente.

“Quem empreende geralmente não observa alguns aspectos jurídicos e costuma deixar tudo para o advogado. Mas quem está no setor, precisa entender o mínimo sobre o mercado de startups para tomar a melhor decisão”, explica Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae em Londrina, um dos mediadores do evento. “Vamos expor e discutir a lógica de investimento em projetos”.

Segundo o consultor, tem sido comum, no meio das startups, empreendedores que se gabam de falir negócios e depois expõem a experiência desastrosa como um trunfo.

"No entanto, boa parte dessas pessoas nunca abriu um CNPJ de empresa para dizer que realmente faliu junto com um negócio. Empreender entendendo o risco é fundamental”, diz Bianchi. “Não vale a pena seguir modismos. Se uma ideia merece ter sócios novos, investimentos, aportes de capital, o empreendedor tem que estar ciente das consequências de cada passo e de cada escolha para não se decepcionar, nem ser surpreendido”.

O seminário começa terça-feira (24) às 18h30, com credenciamento. As exposições de especialistas seguem até às 22h. Informações e inscrições podem ser obtidas na OAB Londrina, pelo telefone (43) 3294-5900. O valor da inscrição é R$ 20 para estudantes e R$ 40 para empresários e demais interessados.