22/05/2019 08:39:10 Sua empresa é um excelente lugar para trabalhar?

Por Susan Naime - Revista Mercado em Foco - ACIL

Em tempos de transformação do mercado, ter colaboradores qualificados e satisfeitos com o ambiente de trabalho faz toda a diferença para as empresas que desejam manter seus negócios aquecidos e em evidência.

Atenta à importância desse quadro para a evolução das organizações, ACIL e Great Place to Work (GPTW) firmaram parceria pelo segundo ano consecutivo para aplicar pesquisa de clima organizacional às empresas associadas à entidade londrinense. O evento para apresentar as informações ocorreu no mês de março e reuniu mais de 80 empresários. “O segredo do sucesso é sempre colocar as pessoas no centro de tudo. Colaborador feliz rende mais e atende bem os clientes. É possível construir uma sociedade melhor transformando as organizações em melhores lugares para trabalhar”, ressalta Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil.

“A valorização das pessoas precisa estar no DNA da empresa. Atrás de cada área, de cada mesa, existe um ser humano. E só ele será capaz de definir o futuro da organização, através de sentimentos de crença e valor como a humildade, paixão, propósito e vocação”, diz o presidente da ACIL, Fernando Moraes.

Através da parceria, as empresas associadas à ACIL que participarem e atingirem, de acordo com o GPTW, uma nota igual ou superior a 70 na pesquisa que deverá ser realizada com os funcionários, serão classificadas como um excelente lugar para trabalhar e receberão um selo de certificação que poderá ser utilizado no período de um ano em todo seu plano de comunicação.

As empresas com maiores notas participarão do Ranking ACIL GPTW e serão certificadas no Encontro Empresarial Lidere, em outubro deste ano, no Villa Planalto.

Já as empresas que tiverem acima de 30* colaboradores, além da certificação, também estarão elegíveis a outros rankings que são divulgados pelo GPTW. *Neste caso, além da pesquisa com os colaboradores, será necessário também a realização do processo completo do CA (Culture Audit) referente às práticas de valor realizadas e comprovadas pela empresa.

A classificação é dividida por número de colaboradores, sendo quatro categorias: 5 a 29; 30 a 99; 100 a 999; e acima de 1.000.

As empresas interessadas em participar do Ranking podem entrar em contato com a gerente administrativo financeira da ACIL, Elisângela Andrade, pelo telefone (43) 3374-3000 e e-mail eandrade@acil.com.br, ou com Wellington Virgovino, do GPTW, pelos telefones (41) 3027-6333, (41) 99632-7720 e e-mail regionalparana@gptwbrasil.com.br

As empresas interessadas em participar do Ranking ACIL e demais Rankings divulgados pelo GPTW, poderão fazer a inscrição diretamente no site www.gptw.com.br. As inscrições para o ranking ACIL deverão ser realizadas até 30/08/2019. É importante observar que o prazo para inscrição de outros rankings é diferente do prazo ACIL.

Pessoas como protagonistas

Claudia Malschitzky, diretora-executiva do GPTW, ressalta que assim como os modelos de negócios passam por mudanças, a forma de se relacionar internamente também precisa ser reformulada. “Inovar não é ter um parque tecnológico dentro da empresa. Inovar é as pessoas serem capazes de usar isso para trazer o melhor à empresa. Pessoas são nossos maiores atrativos, e esta tarefa começa pelo departamento de Recursos Humanos”.

Segundo ela, outro ponto forte a ser trabalhado com os colaboradores é a cultura da confiança. “É preciso trabalhar o protagonismo dentro das empresas, ou seja, colocar o colaborador como parte da solução. Afinal de contas, as pessoas não estão lá para apenas executar uma tarefa, mas sim para proporcionar um resultado final. É inquestionável: a cultura da confiança traz os melhores resultados para a empresa”, afirma Claudia Malschitzky, que ainda completa: “Não adianta pensar fora da caixa e guardar as ideias dentro dela, mas para tirar da caixa é necessário confiança”.

ACIL GPTW

O GPTW é um instituto que realiza pesquisa, consultoria, capacitação e certificação de empresas em 61 países, e também publica a lista das melhores empresas para trabalhar no estado do Paraná, Brasil e América Latina.

Em 2017, a ACIL foi eleita a quarta melhor empresa para trabalhar no Paraná. O título se refere ao segmento de empresas na faixa de 30 a 99 colaboradores. No ano passado, a entidade deu um salto de três posições, levando o primeiro lugar entre as pequenas empresas no ranking Melhores Empresas Para Trabalhar em 2018. “Nossa conquista é reflexo dos princípios da união que norteiam o associativismo e permeiam as relações entre os colaboradores. Buscar esse prêmio melhora a organização e o clima no ambiente de trabalho”, explica o presidente da ACIL, Fernando Moraes.