Summit Degustação aborda deveres do líder para obter uma equipe de confiança

Fonte: Assessoria ACIL

Na manhã desta terça-feira (11) a ACIL deu uma palhinha do que será o The Global Leadership Summit, o maior recurso para capacitação de lideranças ao redor do mundo, transmitido no mês de março através de vídeos dublados e de alta resolução.

Para dar dimensão de como será o evento, na degustação Summit, ocorrida nesta terça, empresários e gestores puderam assistir a palestra “O jogo infinito”, de Simon Sinek, autor best-seller do The New York Times, conhecido por popularizar o conceito sobre começar com o "por que" e por ensinar líderes e organizações a inspirar pessoas. Sua palestra sobre esse assunto se tornou a terceira mais vista de todos os tempos no TED Talks.

Na apresentação, Sinek cita dois tipos de jogos: os “finitos”, compostos por regras fixas, disputados por jogadores conhecidos e que terminam quando se atinge o objetivo; e os jogos “infinitos”, como por exemplo os negócios, onde as regras podem mudar dependendo das necessidades e podem haver jogadores que nem sequer se conhecem. Para ele, neste último, a partida nunca acaba, e mais que obter a derrota ou vitória, o importante é jogar.

O autor best-seller também reúne algumas vertentes para se conduzir um jogo infinito:

Causa justa: Isso significa estar disposto a sacrificar interesses pessoais para avançar em seu propósito, como tempo, horas de sono, lazer, por exemplo. Por isso as empresas precisam ter uma causa justa que valha tais sacrifícios.

Equipe de confiança: Segundo Sinek, sem uma equipe de confiança, você terá um grupo de pessoas que chega todos os dias na empresa fingindo sentir algo que não é verdadeiro, e com o passar o tempo esse cenário poderá quebrar sua companhia. Para Simon, líderes são responsáveis por criar um ambiente de confiança e onde se queira dar sempre o melhor de si. Ele ainda ressalta que confiamos nas pessoas para que elas saibam quando quebrar as regras, ao invés de sentir medo por tomar algumas decisões.

Rival digno: Neste item, o palestrante defende não enxergar o outro como concorrente, mas como um rival digno que o incentiva a ser cada vez melhor, utilizando rivalidades táticas para melhorar seu produto e serviço, e rivalidades ideológicas para inspirar você a continuar.

Flexibilidade existencial: Em busca de seus propósitos, se necessário, o empresário precisa ter a capacidade de fazer escolhas que levem até mesmo a uma virada dramática em seu negócio. Porém, se você tem uma causa justa e uma equipe de confiança, essa “guinada” não se torna tão difícil assim.

Coragem: Por fim, segundo Simon Sinek, é fundamental ter coragem para fazer escolhas, propor mudanças, tomar decisões e quebrar regras.

Leadership Summit

O The Global Leadership Summit acontece todo ano em Chicago (EUA) e depois é transmitido em vídeo para mais de 775 locais em 135 países e 60 idiomas. Tem uma seleção de palestrantes internacionais que oferece a combinação única de visão, inspiração e habilidades práticas que você pode aplicar imediatamente. O Summit desafia os líderes a pensarem sobre sua influência nas sete principais áreas de uma cidade: educação, empresas, família, governo, artes, mídia e espiritualidade. Em Londrina será realizado nos dias 19, 20 e 21 de março.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2SEu4T1.