Notícias

|

Supermercados elevam vendas do varejo no PR




Fonte: Folha de Londrina

 

Curitiba – A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada ontem pelo IBGE mostrou que, em abril, as vendas do comércio varejista no Paraná tiveram um aumento de 8,9% comparado com o mesmo mês do ano passado. No País, o crescimento foi de 6,9% para as vendas e de 13% para a receita nominal. Para o analista de pesquisa da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Ariel Alves de Lara, o resultado do Paraná foi favorecido pelo índice positivo de vendas dos setores de hipermercados e supermercados, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, papelaria e livraria e artigos farmacêuticos. No País, o resultado de março comparado com abril apontou quase uma estabilidade com queda de -0,2% nas vendas e aumento de 0,2% na receita nominal e no Paraná crescimento de 3,97% nas vendas.

 

No primeiro quadrimestre, as vendas do Paraná cresceram 3,9% e do País 4,5% com elevação de 10,6% na receita nominal do varejo. E nos últimos 12 meses, encerrados em abril, o crescimento das vendas do Estado foi de 5,8% contra 7,1% do nacional e 13,4% na receita nominal.

 

No entanto, se for considerada a pesquisa do ponto de vista do comércio varejista ampliado que inclui veículos e material de construção, o resultado nacional foi pior ainda e teve queda de -4% nas vendas em abril comparado com março e diminuição de -4,5% para a receita nominal devido ao encolhimento das vendas de veículos e de material de construção. No Paraná, as vendas caíram ainda mais na comparação de abril com março e fecharam com queda de -7,69%.

 

Em abril comparado com o mesmo mês de 2008, a queda nas vendas foi de -0,8% no País e de -0,7% no Paraná. Segundo Lara, os setores que puxaram a queda no Estado em abril foram materiais de construção (-24,4%) e automóveis (-10%). No primeiro quadrimestre, o Brasil teve crescimento 2,5% nas vendas e o Estado de 0,7%. Nos últimos 12 meses, o crescimento nacional foi de 7,1% e do Paraná de 4,8%.

 

No País, na comparação de abril com março, apenas duas das oito atividades do varejo apresentaram taxas de variação positivas para o volume de vendas – hipermercados e supermercados (0,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,9%). As duas atividades que formam o varejo ampliado também tiveram resultados negativos em abril em relação a março com queda de -5,6% para veículos e de -3,5% para materiais de construção. Em relação a abril de 2008, metade das dez atividades pesquisadas obteve crescimento no volume de vendas.

 

Lara acredita que o cenário para o comércio não é dos melhores para os próximos meses. Ele prevê que em junho, o que deve ter elevado as vendas foi a data do Dia dos Namorados.

 

Andréa Bertoldi para Folha de Londrina.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Supermercados elevam vendas do varejo no PR no Facebook Compartilhar Supermercados elevam vendas do varejo no PR no Twitter Compartilhar Supermercados elevam vendas do varejo no PR no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *