07/02/2018 09:53:41 Veja como funciona o WhatsApp para micro e pequenas empresas

Fontes: Olhar Digital; Exame; Tecmundo; Techtudo

A versão do WhatsApp dedicada aos negócios, que pode ser utilizada por empresas, já está disponível no Brasil para micro e pequenas empresas. Chamado oficialmente de WhatsApp Business, o app conta com respostas automáticas para dúvidas e solicitações e traz informações detalhadas sobre a empresa.

Para facilitar a identificação de mensagens, tarefa cada vez mais difícil com o passar do tempo, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc. É possível também adicionar novas etiquetas. Para isso, basta abrir uma conversa, tocar no ícone do menu, no canto superior direito da interface e escolher a opção referente a adicionar novas etiquetas.

Além disso, o WhatsApp dedicado aos negócios oferece ainda outra novidade em relação ao app convencional: estatísticas. Isso permite que micro e pequenas empresas tenham mais informações sobre o seu próprio serviço de atendimento. De acordo com o , dono do WhatsApp, o mensageiro é usado por quatro a cada empresas de pequeno porte no país.

A versão empresarial do mensageiro mais popular do Brasil também possui ferramentas para automatizar respostas. É possível configurar uma mensagem automática de boas vindas ou ausência e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão.

O WhatsApp Business passa ainda mais segurança para o cliente. Isso porque, além do selo de verificação que identifica uma empresa, o app reúne também informações como nome e horário de atendimento do estabelecimento, além de site oficial, ramo de atuação, telefone e endereço completo.

A versão de negócios do WhatsApp é gratuita e para utilizá-la basta fazer o download do aplicativo e preencher um cadastro. As informações obrigatórias são: número de telefone, descritivo da empresa e um endereço. De acordo com os responsáveis pelo app, não é necessário fornecer CNPJ.