Notícias

|

Vendas do varejo crescem 6,9%




Fonte: Folha Online

 

As vendas no comércio no país em abril caíram 0,2%, na comparação com março, quando houve queda de 0,5% (para o dado revisado, já que a leitura original apontava alta de 0,3%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a abril de 2008, houve alta de 6,9%. No acumulado do primeiro quadrimestre, o comércio tem crescimento de 4,5% na comparação com o mesmo período um ano antes. No acumulado dos últimos 12 meses até abril, as vendas cresceram 7,1%.

Ao mesmo tempo, a receita nominal de vendas no comércio cresceu 0,2% em abril, na comparação com março. Em relação a abril de 2008, a receita teve expansão de 13%, com destaque para o setor de hiper e supermercados, cuja alta foi de 22%.

Segundo o IBGE, o resultado de abril indica estabilidade nas vendas no comércio varejista.

Na comparação com março, seis das oito atividades pesquisadas registraram queda, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (que caíram 2,7%), e móveis e eletrodomésticos (queda de 2%). Ainda tiveram queda (de 1,7%) as vendas de tecidos, vestuário e calçados.

Por outro lado, tiveram elevação as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (de 8,9%), e hiper e supermercados (de 0,8%).

Em relação a abril de 2008, cinco das oito áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (27%), hiper e supermercados (14,1%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (13,8%).

Já as principais quedas foram as registradas nas vendas de móveis e eletrodomésticos (de 10%) e tecidos, vestuário e calçados (9,8%).

 

Cirilo Junior para Folha Online.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Vendas do varejo crescem 6,9% no Facebook Compartilhar Vendas do varejo crescem 6,9% no Twitter Compartilhar Vendas do varejo crescem 6,9% no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *