Notícias

|

Vendas de veículos caem 13,6% em abril

As vendas de veículos novos caíram 13,6% em abril na comparação com março e 10,2% em relação ao mesmo mês de 2008, totalizando 234,4 mil unidades. Essa queda, porém, não impediu o bom desempenho dos negócios no primeiro quadrimestre deste ano, que quase empatou com o resultado de igual período do ano passado, quando não havia sequer ameaça de crise econômica no País.

 

No acumulado de janeiro a abril de 2009 foram vendidos 902,7 mil veículos (incluindo caminhões e ônibus), ante 909,2 mil um ano atrás, de acordo com dados antecipados por fontes do mercado.

 

As montadoras já contavam com a queda em abril, em parte por causa do menor número de dias úteis – foram 20, por causa dos feriados, ante 22 no mês anterior – e pelo movimento de antecipação de compras ocorrido em março, quando havia incertezas sobre a renovação do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos, prorrogado até junho. Ainda assim, foi o segundo melhor abril da história, atrás apenas do resultado de 2008, quando foram vendidos 261,2 mil veículos.

 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que divulgará os números oficiais na sexta-feira (dia 8), tem manifestado que, sem o corte do imposto, que zerou as alíquotas para modelos 1.0 e reduziu à metade para carros maiores, o mercado teria registrado queda em torno de 20% a 30% na comparação com o ano passado.

 

Montadoras e modelos

 

No quadrimestre, a Fiat segue na liderança de vendas de carros e comerciais leves, com 25,3% de participação. A Volkswagen está em segundo lugar, com 23,6%. Na sequência estão General Motors (GM), com 18,9%, e Ford, com 11,2%.

 

Os modelos mais vendidos no período foram Gol (89,4 mil unidades), Palio (59,5 mil), Uno (51,4 mil), Fox (39,2 mil) e Celta (38 mil).

 

Fonte: Gazeta do Povo


Compartilhe com o universo

Compartilhar Vendas de veículos caem 13,6% em abril no Facebook Compartilhar Vendas de veículos caem 13,6% em abril no Twitter Compartilhar Vendas de veículos caem 13,6% em abril no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *