Vigilância Sanitária e Saúde reforçam fiscalização de alimentos

Fonte: Massa News

A Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina intensificaram a fiscalização de alimentos no período de Quaresma.

O plano de fiscalização, que tradicionalmente foca na inspeção de locais que comercializam peixes e frutos do mar, passou a incluir também as carnes bovina, suína e de frango, por conta da operação “Carne Fraca”, realizada pela Polícia Federal.

Durante a quinta-feira (23), já foram inspecionados 30 comércios. Destes, em três foram encontradas irregularidades em relação à conservação e validade dos produtos. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da secretaria, Sandra Caldeira, a fiscalização que a Prefeitura realiza envolve o comércio de alimentos, como supermercados, açougues e peixarias. “Já os frigoríficos e abatedouros são fiscalizados por órgãos do governo estadual ou federal”, explicou.

Sandra ressaltou que a campanha de fiscalização durante a Quaresma e Semana Santa foca nos pescados, pois são os produtos com expressiva alta de consumo no período. “Desde segunda-feira (20) estamos atendendo as reclamações dos consumidores quanto às demais carnes”, citou.

O coordenador de Alimentos da Gerência de Vigilância Sanitária, Pedro Afonso, acrescentou que as inspeções pontuais nos comércios de carnes e pescados serão realizadas novamente hoje (24), e prosseguem na próxima semana. “Após esse período, a Coordenadoria de Alimentos entrará nos processos rotineiros de trabalho”, explicou.

Orientações

A Vigilância Sanitária recomenda que o consumidor sempre confira, dentro do estabelecimento comercial, a data de validade, as condições de armazenamento em ambiente resfriado para sua conservação, e também a qualquer alteração na aparência do alimento. Além da cor, é importante observar a textura e se há odor.