20/08/2015 00:00:00 "Um dia DELAS" na ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

Durante toda a quinta-feira (20) dezenas de mulheres tiveram na ACIL “Um dia DELAS” com a realização do VI Workshop Faciap Mulher em Ação. O evento tem como objetivo incentivar o espírito associativista e de empreendedorismo nas mulheres. “É um trabalho que desenvolvemos em conjunto com a diretoria dentro do planejamento estratégico para poder ter o envolvimento das mulheres em um número maior no nosso sistema associativista. Estou muito gratificada e satisfeita com esse trabalho que as coordenadorias estão realizando. Em cada workshop percebemos um entusiasmo maior dessas mulheres empreendedoras e esse é o  nosso objetivo”, afirmou a presidente da Faciap Mulher Rosangela Sonda.

O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff participou da abertura oficial das atividades e ressaltou a importância da união em busca do bem comum. “Existe aqui um conjunto de pessoas tentando fazer um mundo melhor. E essa é a nossa missão na vida. Reconhecemos e entendemos que se não for através de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada existe uma baixa probabilidade de nós caminharmos na mesma direção e atingir os objetivos estabelecidos ou demandados pela sociedade. Por isso que o poder publico municipal sempre será um parceiro das iniciativas promovidas pela ACIL, Faciap e outras entidades organizadas que tem esse tipo de comprometimento.”

As participantes do workshop “Um dia DELAS” também receberam as boas vindas do presidente da ACIL Valter Orsi. “É com muita alegria que recebemos na entidade pessoas inclinadas a lutar pelo bem comum. Nós somos todos responsáveis por motivar grupos, associações e toda a sociedade. Precisamos sempre fazer a diferença se quisermos um País melhor.”

Ao meu ver é uma ideia simples, barata e exequível, por isso ela é eficaz. Esses workshops promovem a disseminação do ideal associativista e têm servido para a disseminação da expertise dessas mulheres que trabalham e atuam de forma voluntária e movimentam as associações de suas cidades. Após esta iniciativa acredito que o ambiente empresarial feminino do Paraná não será mais o mesmo”, elogiou o presidente da Cacinp Hélder Miranda de Paiva.

Fazendo as honras da casa, a vice-presidente da Faciap Mulher e presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIL Marisol Chiesa exaltou o papel da mulher na sociedade empresarial. “É um momento de conhecimento, informação e muito crescimento. Precisamos estar unidas pela busca do associativismo. A ACIL receberá sempre de braços abertos eventos que capacitam a mulher associativista.”


Liderança e associativismo

Na programação do período da manhã os consultores regionais Ana Paula Zibetti e Fernando Luiz de Souza abordaram os “Conselhos das Mulheres e o nosso Sistema Associativista – Ambientação”. Também se destacou o tema “Sincronizando as Mulheres para potencializar resultados”, além da palestra “Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais” e a apresentação do Movimento Brasil Mostra a sua Garra.

“Nós, mulheres associativistas, provocamos mudanças no nosso meio. Estamos inseridas em cada cidade, em cada estabelecimento, em nossas empresas e famílias. Muito se tem dito sobre a crise econômica que estamos vivendo e não podemos ignorar, mas também não podemos deixar de acreditar em nossas empresas. Com uma gestão adequada e conhecimento renovado podemos fazer a diferença. Esse é o nosso lema. Mulheres com visão empreendedora”, ressaltou a presidente da Cacenorpi Silvia Flores.

A convite da Faciap Mulher, a senadora Gleisi Hoffmann também participou das atividades. “Somos do sistema apartidário, mas fizemos um convite a todos os senadores do Paraná com o objetivo de transmitir a eles a nossa realidade. Se a gente quer um Brasil melhor temos também que participar e dialogar, e não apenas criticar”, explicou a presidente da Faciap Mulher Rosangela Sonda.

Para a senadora Gleisi, o evento condiz com o espaço ocupado atualmente pela melhor empreendedora. “É uma iniciativa muito importante, principalmente se tratando de micro e pequena empresa onde as mulheres são 80% das empreendedoras. E cada vez mais a mulher ocupa o seu espaço no mercado de trabalho, nas instituições educacionais e está presente na construção da sociedade. Esse trabalho feito pela Faciap Mulher e pelas Associações Comerciais congregando as mulheres empreendedoras faz toda a diferença para a nossa economia e para a organização da sociedade.”

Outro destaque na programação das atividades, a empreendedora Soraya Cerqueira apresentou no período da tarde o case vencedor do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios. As participantes também tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio de informações entre os Conselhos das Mulheres. Para encerrar a programação, o grupo Mulheres Sanfoneiras apresentou a cultura e o valor da música regional.