“Ser reconhecida como entidade que defende o empresário, agrega valor ao associado e que atua de forma apartidária em prol da cidade de Londrina”. Este texto, sucinto e direto, é a visão institucional da ACIL, registrada em nosso site oficial.
Baseada nesta frase, a Associação entrou com uma ação na Justiça, em 2017, buscando reparar uma cobrança excessiva do ICMS que incidiu sobre a energia elétrica, prejudicando as empresas.
No dia 20 de outubro de 2025, a Justiça reconheceu aos nossos associados o direito de redução do ICMS de 29% para 18% entre 2012 e 2022. Dessa forma, nossos associados vão poder recuperar a diferença acumulada por mais de uma década.
O benefício é resultado da ação movida pela ACIL por intermédio do escritório Motta Santos & Vicentini Advocacia Empresarial. Foram, portanto, oito anos de batalha para alcançar o objetivo. Trata-se de uma conquista da ACIL para os associados.
Pela decisão, a diferença do ICMS pago pode ser recuperada de forma atualizada até mesmo pelos futuros associados que pagaram o excedente cobrado entre 2012 e 2022. A apuração dos créditos pode ser feita a partir das faturas de energia elétrica do período contemplado pela ação. Todos os detalhes podem ser obtidos pelo telefone/whatsapp (43) 3374-3128.
Cumprimos, assim, a missão de ser relevante para as empresas de Londrina, fomentando o desenvolvimento do associativismo e da economia. Esta é a força da união.
Vera Antunes, presidente da ACIL.
Imagem: Google Gemini




