Fonte: Jornal de Londrina
Com apenas um ano de funcionamento, o Boulevard Shopping – o mais novo da cidade – comemora números impressionantes. Desde a inauguração, em maio do ano passado, já superou a projeção inicial dos investidores e está com 90% da área bruta locável (ABL), de 47,8 mil metros quadrados, comercializada, segundo o superintendente Fábio Segura. O fato pode ser considerado excepcional porque a maioria dos empreendimentos do tipo leva até quatro anos para firmar a marca e conquistar esse índice de ocupação, segundo responsáveis por diversos shoppings da cidade.
O Boulevard, no entanto, não é exceção no mercado comercial de Londrina. Todos os cinco grandes shoppings mantêm hoje uma alta taxa de ocupação. Depois de mais de uma década sem investimentos na área, nos últimos dois anos a cidade viu seu perfil de comércio mudar, com a inauguração de dois grandes empreendimentos: além do Boulevard, o Londrina Norte.
Para o próximo ano, a inauguração de outro grande investimento, o Aurora Shopping, na Gleba Palhano, deve movimentar ainda mais o segmento. Somados ao pioneiro Catuaí Shopping e ao central Royal Plaza, os cinco empreendimentos deverão oferecer, juntos, até dezembro de 2015, 850 lojas em mais de 180,5 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL).
Imóveis de rua
Coincidentemente ou não, o número de imóveis comerciais de rua para locar em Londrina cresceu 32,22% entre março deste ano e o mesmo período de 2013, segundo dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar/Secovi).
Quem circula pelas ruas de Londrina vê muitas placas de “aluga-se”. A migração do comércio de rua para os shoppings parece ser um movimento irreversível. Nenhum dos responsáveis pelos shoppings, no entanto, confirma o fato de que os centros comerciais estejam “roubando” lojas do comércio de rua. Segundo eles, os empresários estão apenas expandindo seus negócios. “Temos casos como a Léo Cosméticos, que estava apenas na rua e inaugurou sua primeira loja em shopping conosco. Temos outros casos de marcas que estiveram na cidade anteriormente e hoje estão apenas no Boulevard como Levi’s, Santa Lolla e BarZera”, diz Fábio Segura.
Royal Plaza
O diretor comercial do Royal Plaza, Osmani Vianna, diz que, nos últimos três anos, o empreendimento vem registrando 100% de locação, inclusive dos quiosques. Hoje, há uma única loja para locação e uma fila de interessados. O locatário será selecionado entre aqueles que ofereçam produtos e serviços diferentes no local. “Temos uma preocupação de oferecer um mix de lojas que traga diversidade de produtos e serviços ao nosso cliente.” Vianna afirma que não percebeu lojas fechando no centro para se instalar em shopping. “Pelo contrário, vimos lojas que estavam apenas no shopping abrir outras unidades também no centro.”
BR-Malls
O Catuaí Shopping Londrina e o Londrina Norte Shopping, ambos da mesma administradora, a BR Malls, não quiseram se manifestar sobre a procura de áreas locáveis. De acordo com a assessoria de imprensa dos dois empreendimentos, eles pertencem a uma empresa de capital aberto e, portanto, não é possível divulgar qualquer informação de cunho comercial-financeiro sem que os investidores sejam previamente informados.