Governança é instituída para alavancar setor de produção audiovisual em Londrina

Fonte: Faciap

Nesta terça-feira, 18, o Núcleo de Audiovisual (NAV), da ACIL, se reuniu com diversas entidades e organizações com o propósito de instituir uma Governança para traçar planos de crescimento do setor audiovisual em Londrina.

O objetivo é promover o setor, mostrando que a cidade tem potencial e estrutura para a produção audiovisual, mas que somente através da união dessas instituições será possível alavancar o setor. O evento reuniu representantes da ACIL, do SEBRAE, da SERCOMTEL, da COPEL, do CONVENTION BUREAU, da Secretaria de Cultura, das universidades de produtoras de vídeo da região.

Para um dos integrantes do Núcleo Audiovisual, Luciano Pacoal, a Governança é fundamental para a expansão de toda a cadeia produtiva do audiovisual da cidade. “Quando você une essas entidades representativas você junta forças para desenvolver o setor. Londrina tem vocação audiovisual, têm grupos de produção e tem público para isso, mas nós queremos muito mais.”

Fomentar a produção audiovisual em Londrina não contribui somente para este setor, mas também para a economia nacional. O consultor do SEBRAE, Rubens Negrão, confirma o impacto disso no Produto Interno Bruto (PIB), onde o audiovisual “movimenta a economia mais que outros setores, gera empregos e imposto”.

O Secretário de Cultura de Londrina Caio Júlio Cesaro também esteve presente no evento e destacou o potencial da cidade. “Londrina tem muitas histórias para contar através do audiovisual. Nós temos talentos e condições para promover crescimento, precisamos traçar novas perspectivas e novos caminhos.”

O Núcleo Audiovisual (NAV) faz parte do Programa Empreender, que é coordenado pela ACIL. O Empreender tem como objetivo unir empresários de um mesmo setor, tornando parceiros os que antes se viam como concorrentes, buscando a solução para problemas comuns.