Conselho da Mulher Empresária

A década de 80 começou diferente na ACIL. O espaço, antes ocupado apenas por homens, foi aberto para uma nova visão. De repente, o visual de calça e gravata foi enriquecido por uma nova moda, formada por saia e salto alto, que vinha com muita sensibilidade e vontade de trabalhar.

Foi na gestão de Kentaro Takahara, exatamente no ano de 1980, que mulheres ocuparam pela primeira vez cargos na diretoria da ACIL. As pioneiras foram Cleide Pereira (Bergerson), Maria Helena Gumieiro (Codipa), Celina Ribeiro (Supermercado Ribeiro) e Sara Maria Freitas (d'O Caixote). Juntas, elas planejaram novas atividades e trabalhos em busca de uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

Em maio de 1985, o Conselho Permanente da Mulher Executiva converteu-se no Conselho da Mulher Empresária, sob a coordenação de Celina. Antes dessa data, ela reunira um grupo de mulheres semanalmente para elaborar o estatuto que formalizou o conselho. O trabalho deu frutos e logo elas começaram a encaminhar os primeiros projetos.

O Turismo figurou num primeiro momento. Elas buscavam melhorar a saúde financeira do município por um novo caminho, que passava pelo fomento ao turismo.

A Moda também fez história e teve destaque na agenda das executivas. Em 1990 ocorreu o primeiro evento: “Mulher Mostra Londrina". No ano seguinte elas ajudaram a organizar o “Londrina é moda”. Já no século XXI, o CME ganha força e organiza por quatro anos seguidos o Estação Fashion Londrina, valorizando a criatividade dos estilistas e o grande potencial da indústria londrinense.

O Natal de 1995 ficou marcado pela inauguração da Casa do Papai Noel, construída às margens do Lago Igapó. Quem estava nos bastidores do projeto era mais uma vez o Conselho da Mulher Empresária, junto com a diretoria e equipe da ACIL. O local se transformou num cartão postal de Londrina no Natal, atraindo visitantes de várias regiões do Paraná e de outros Estados. Uma movimentação que se traduziu em reforço nas vendas do comércio local.

O Conselho também se dedicou a atividades de caráter social. Jantares, promoções e campanhas em benefício de hospitais, creches, asilos e causas importantes para a comunidade preencheram boa parte da agenda das conselheiras.

O Conselho da Mulher Empresária tem ainda como importante braço de atuação o Outubro Rosa, movimento internacional de combate ao câncer de mama. A cada ano as mulheres do CME organizam ações como caminhadas e palestras para disseminar a importância de fazer exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero.

O olhar de cada nova gestão do CME voltou-se para um propósito único:  desenvolver Londrina através de ações que a tornem mais bonita, próspera, inteligente e sensível.

O Conselho da Mulher Empresária deseja dia a dia dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora, elaborar novos planejamentos com o objetivo de qualificar e capacitar cada vez mais o público feminino - este tão necessário para a evolução do empreendedorismo, da cultura e do bem-estar social.

Fale com o Conselho da Mulher Empresaria ACIL: cme@acil.com.br

Conheça alguns projetos:

Amigos do Peito
O Conselho da Mulher Empresária da ACIL (CME) criou o projeto Amigos do Peito, que doa sutiãs exclusivos com prótese para o Hospital do Câncer de Londrina. As peças são distribuídas para mulheres que passaram por mastectomia (remoção total da mama), utilizando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Adesivaço Rosa
Ação alusiva ao Outubro Rosa, movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama, o Adesivaço Rosa leva às ruas integrantes do CME para promover a distribuição de adesivos e informativos sobre a importância da mamografia. O intuito é conscientizar e chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce.

Rodada de Negócios
No mês de abril, durante a ExpoLondrina, o CME promove a Rodada de Negócios “Mulheres em Ação” com o objetivo de oportunizar que empreendedoras de todos os portes e segmentos compartilhem informações e apresentem seus modelos de negócio para o mercado, fomentando parcerias empresariais e dinamizando o empreendedorismo feminino.

Visita técnica - Intercâmbio de Conhecimento
Em alguns períodos do ano as integrantes do CME deixam os afazeres e responsabilidades da função de gestoras do próprio negócio para ver de perto o modelo e cultura organizacional de empresas reconhecidas nacionalmente como O Boticário, Tramontina, Marco Polo e Apetit. O propósito é, através do conhecimento adquirido, proporcionar novas ideias de práticas de gestão para empresas locais, visando sempre o desenvolvimento e fortalecimento de Londrina.

Go Pink
O CME também está atento às atividades que são importantes para a saúde e bem-estar. Durante a corrida Go Pink, realizada pelo Hospital do Câncer de Londrina, as empresárias do conselho doam toneladas de frutas para os atletas participantes da competição. O evento acontece no mês de outubro com o objetivo de conscientizar não apenas mulheres adultas, mas também jovens e homens de todas as idades sobre a importância da atenção à saúde e da realização periódica de exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Go Pink reúne cerca de mil participantes.

Instituto União Para Vitória
O trabalho de inclusão social é uma das marcas do CME. O grupo incentiva o desenvolvimento e acesso ao ensino de música a crianças que por restrição financeira não teriam oportunidade de obter um novo aprendizado. É o caso do coral de crianças do Instituto União para Vitória, um projeto apoiado pelo Sicredi e que atende cerca de 300 crianças e adolescentes, além de abrigar projetos de geração de renda para mulheres do bairro União da Vitória, na região sul de Londrina.

 

Marisol Chiesa
Presidente

DIRETORIAS

Solange Oliveira Rabelo  
Vice-presidente

Sheila Dal Ry Issa
Vania Mello Brandão
Diretoria Comercial

Denise Fertonani Araújo 
Lydia Maria Fuganti Fedrigo
Diretoria de Assuntos Culturais e Sociais

Lurdes Thomaz
Maria Helena Berbert
Diretoria de Assuntos Internacionais

Rosemara Santos
Larissa Rosa Mirinel  Nakamoto 
Diretoria Financeira

Juliana Giovanini
Eliane Oliva
Diretoria de Formação e Desenvolvimento

Notícias relacionadas Ver todas

Rodada de Negócios Mulheres em Ação está com inscrições abertas

Conselho da Mulher Empresária debate novos projetos para 2019

CME retoma atividades com primeira reunião do ano, a última antes da posse da nova gestão

O Jantar de Fim do Ano do Conselho da Mulher Empresária (CME)

O Conselho da Mulher Empresária promove na noite desta terça-feira (13) a penúltima reunião do ano

Conselho da Mulher Empresária, junto com a diretoria e equipe da ACIL, participam do Congresso Empresarial Paranaense

O Palácio do Comércio ficou mais feminino e mais dinâmico na noite desta quarta-feira (10)

A delegação do Conselho da Mulher Empresária aportou em Carlos Barbosa, cidade que abriga a planta da Tramontina

O Conselho da Mulher Empresária está na Serra Gaúcha para mais um compromisso do programa Visita Técnica – Intercâmbio do Conhecimento.

Participações especiais movimentam reunião mensal do CME

Reunião mensal do Conselho da Mulher Empresária

Casa cheia na reunião mensal do Conselho da Mulher Empresária (CME)

O novo formato da reunião mensal do Conselho da Mulher Empresária é um sucesso.

As integrantes do Conselho da Mulher Empresária (CME) promoveram um happy hour em parceria com a Yang Modeladores

O Conselho da Mulher Empresária promove esta noite mais uma reunião mensal

O Conselho da Mulher Empresária da ACIL, em parceria com o Sicoob promoveu uma ação social na tarde desta segunda-feira (7)

Empresárias participam de rodada de negócios na ExpoLondrina

Mais de 140 empresárias participam na ExpoLondrina da 2ª Rodada de Negócios Mulheres em Ação

A vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária (CME) da ACIL, Sheila Dal Ry, comanda mais uma reunião mensal do grupo

Começa hoje a temporada 2018 do Conselho da Mulher Empresária da ACIL.

Comitiva de empresárias londrinenses realiza visita técnica para conhecer novos modelos de negócio

Conselho da Mulher Empresária promove primeiro encontro Mulheres e Vinho

Mulheres do CME conhecem práticas de gestão da Vitanativa

ACIL promove intercâmbio entre mulheres empreendedoras da região

Eneagrama é tema de curso para conselheiras

Mais de 500 carros recebem adesivos alusivos ao Outubro Rosa

Conselho da Mulher Empresária prepara atividades para celebrar Outubro Rosa

Conselho da Mulher Empresária participa de encontro “Liderança com garra e sensibilidade”

Diretoria do CME ACIL inicia planejamento para nova gestão