Conselho da Mulher Empresária
Braço importante de atuação da ACIL, o Conselho da Mulher Empresária desenvolve projetos com o objetivo de unir e promover o fortalecimento da mulher empresária e empreendedora. Na grade de planejamento, estão ações que incentivam a participação do público feminino em atividades empresariais, além da realização de eventos e capacitações para torná-lo preparado a enfrentar as transformações do ambiente corporativo.
CONHEÇA ALGUNS PROJETOS:
Rodada de Negócios
No mês de abril, durante a ExpoLondrina, o CME promove a Rodada de Negócios “Mulheres em Ação” com o objetivo de oportunizar que empreendedoras de todos os portes e segmentos compartilhem informações e apresentem seus modelos de negócio para o mercado, fomentando parcerias empresariais e dinamizando o empreendedorismo feminino.
Visita técnica - Intercâmbio de Conhecimento
Em alguns períodos do ano as integrantes do CME deixam os afazeres e responsabilidades da função de gestoras do próprio negócio para ver de perto o modelo e cultura organizacional de empresas reconhecidas nacionalmente como O Boticário, Tramontina, Marco Polo e Apetit. O propósito é, através do conhecimento adquirido, proporcionar novas ideias de práticas de gestão para empresas locais, visando sempre o desenvolvimento e fortalecimento de Londrina.
Capacitações
Fomentar o empreendedorismo e motivar empresárias de toda a região de Londrina. Essa é mais uma proposta do CME que, através de programas de capacitação, busca tirar pessoas de sua zona de conforto para que elas possam enfrentar os desafios do dia a dia, além de buscar novos conhecimentos e energias para manter seu negócio em ascensão. Um exemplo é o Especial Mulher, onde as empresárias passam por dinâmicos treinamentos que abordam planejamento estratégico, gestão do tempo, produtividade, liderança e outros temas.
Reuniões mensais e networking
No mercado competitivo em que atuamos, ter uma boa rede de relacionamento é essencial para o empreendedor. Mas engana-se quem acredita que o Networking está relacionado apenas a eventos. A prática consiste em manter contato frequente com outros profissionais. Além das ações do calendário, as empresárias do CME também se reúnem uma vez ao mês. A cada encontro existe uma nova oportunidade para haver troca de informações, conhecimentos, novidades sobre o mercado, indicações de parceiros, itens que garantem benefícios reais ao profissional.
Café com ideias
Tão importante quanto o autoconhecimento é também ouvir cases de especialistas que obtiveram sucesso em sua trajetória profissional. Cada aprendizado, cada dificuldade e cada conquista pode servir de base para orientar o próprio negócio. O Café com ideias é um encontro que reúne Coffee Break, networking e palestra para tratar de temas contemporâneos relacionados à gestão empresarial.
Projetos Sociais apoiados pelo CME
Instituto União para Vitória
Projeto Amigos do Peito
Adesivaço Rosa
HISTÓRIA
A década de 80 começou diferente na ACIL. O espaço, antes ocupado apenas por homens, foi aberto para uma nova visão. De repente, o visual de calça e gravata foi enriquecido por uma nova moda, formada por saia e salto alto, que vinha com muita sensibilidade e vontade de trabalhar.
Foi na gestão de Kentaro Takahara, exatamente no ano de 1980, que mulheres ocuparam pela primeira vez cargos na diretoria da ACIL. As pioneiras foram Cleide Pereira (Bergerson), Maria Helena Gumieiro (Codipa), Celina Ribeiro (Supermercado Ribeiro) e Sara Maria Freitas (d'O Caixote). Juntas, elas planejaram novas atividades e trabalhos em busca de uma melhor qualidade de vida para a comunidade.
Em maio de 1985, o Conselho Permanente da Mulher Executiva converteu-se no Conselho da Mulher Empresária, sob a coordenação de Celina. Antes dessa data, ela reunira um grupo de mulheres semanalmente para elaborar o estatuto que formalizou o conselho. O trabalho deu frutos e logo elas começaram a encaminhar os primeiros projetos.
O Turismo figurou num primeiro momento. Elas buscavam melhorar a saúde financeira do município por um novo caminho, que passava pelo fomento ao turismo.
A Moda também fez história e teve destaque na agenda das executivas. Em 1990 ocorreu o primeiro evento: “Mulher Mostra Londrina". No ano seguinte elas ajudaram a organizar o “Londrina é moda”. Já no século XXI, o CME ganha força e organiza por quatro anos seguidos o Estação Fashion Londrina, valorizando a criatividade dos estilistas e o grande potencial da indústria londrinense.
O Natal de 1995 ficou marcado pela inauguração da Casa do Papai Noel, construída às margens do Lago Igapó. Quem estava nos bastidores do projeto era mais uma vez o Conselho da Mulher Empresária, junto com a diretoria e equipe da ACIL. O local se transformou num cartão postal de Londrina no Natal, atraindo visitantes de várias regiões do Paraná e de outros Estados. Uma movimentação que se traduziu em reforço nas vendas do comércio local.
O Conselho também se dedicou a atividades de caráter social. Jantares, promoções e campanhas em benefício de hospitais, creches, asilos e causas importantes para a comunidade preencheram boa parte da agenda das conselheiras.
O Conselho da Mulher Empresária tem ainda como importante braço de atuação o Outubro Rosa, movimento internacional de combate ao câncer de mama. A cada ano as mulheres do CME organizam ações como caminhadas e palestras para disseminar a importância de fazer exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero.
O olhar de cada nova gestão do CME voltou-se para um propósito único: desenvolver Londrina através de ações que a tornem mais bonita, próspera, inteligente e sensível.
O Conselho da Mulher Empresária deseja dia a dia dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora, elaborar novos planejamentos com o objetivo de qualificar e capacitar cada vez mais o público feminino - este tão necessário para a evolução do empreendedorismo, da cultura e do bem-estar social.
Fale com o Conselho da Mulher Empresaria ACIL: faleconosco@acil.com.br
Marisol Chiesa
Presidente
DIRETORIAS
Karina Turbay Schnaid
Vice-presidente
Karen Christine Nalin Sinnema
Diretoria de Assuntos Institucionais
Silvana Bonafine
Diretoria Comercial
Ana Maria Munhoz
Lydia Maria Fuganti Fedrigo
Diretoria Cultural e Social
Liciana Pedroso
Lucimara Dal Col Bertoli
Diretoria de Formação e Desenvolvimento
Rosemara de Oliveira Santos
Diretoria Financeira