Notícias

|

Livros mostram o dom de um sábio chamado José Monir Nasser

Fonte: Assessoria ACIL

A primeira publicação em livro da série “Expedições pelo Mundo da Cultura”, do professor José Monir Nasser (1957-2013), foi lançada nesta terça-feira no Campus da Indústria, Curitiba, em evento promovido pelo SESI Paraná, durante o XIII Congresso Paranaense de Recursos Humanos.

Falecido em março de 2013, José Monir Nasser era escritor, economista, professor, palestrante e artista plástico. Publicou os livros “A Economia do Mais” e “O Brasil que deu certo” (este, em parceria com Gilberto J. Zancopé). A principal sala de reuniões leva o nome de José Monir Nasser, como forma de homenagem ao grande incentivador do empreendedorismo cívico e do associativismo em nosso Estado.

Os textos reunidos na série são transcrições de aulas de José Monir Nasser sobre clássicos da literatura universal, dentro do programa Expedições pelo Mundo da Cultura, que funcionou entre 2006 e 2010. O objetivo era trazer para o conhecimento do público os temas que ocupavam o espírito dos grandes autores. São nomes e histórias que muitas vezes estão presentes na vida e na linguagem cotidiana – vide os adjetivos homéricodantescoquixotesco,kafkiano –, mas que em geral ficam adormecidos na poeira das estantes. A missão de Monir era trazer esses enredos e personagens clássicos para a luz do dia.

O foco das palestras de Monir não era a crítica literária ou a análise estilística, mas sim a discussão do conteúdo. Ele possuía uma verdadeira e sagrada obsessão por esclarecer mesmo as passagens mais difíceis das obras discutidas. Seu lema, repetido diversas vezes, era: “É proibido não entender!” Todos ficavam à vontade para interromper sua fala com perguntas, reflexões, ponderações, comentários. O objetivo não era transformar os alunos em eruditos, mas dar acesso a um conhecimento valioso, universal e atemporal, que pode fazer toda diferença na vida das pessoas. E fez.

Monir pretendia fazer a leitura de 100 livros clássicos da literatura universal. Não foi possível: ele discutiu “apenas” 92. A lista inicial dos clássicos partiu da obra “Como ler um livro”, de Mortimer Adler e Charles Van Doren, sendo aperfeiçoada ao longo do tempo. Na presente seleção há dez obras: Gênesis e O Livro de  (textos bíblicos), Fédon (de Platão), Os Lusíadas (de Camões), O Mercador de Veneza (de Shakespeare), O Inspetor Geral (de Gógol), A Morte de Ivan Ilitch (de Tolstói), Moby Dick (de Melville), O Senhor dos Anéis (de Tolkien) e Admirável Mundo Novo (de A. Huxley).

Os textos dos cinco primeiro volumes da série “Expedições pelo mundo da Cultura” estão disponíveis para download gratuito: http://www.sesipr.org.br/cultura/jose-monir-nasser-e-homenageado-no-teatro-sesi—campus-da-industria-1-14094-247610.shtml


Compartilhe com o universo

Compartilhar Livros mostram o dom de um sábio chamado José Monir Nasser no Facebook Compartilhar Livros mostram o dom de um sábio chamado José Monir Nasser no Twitter Compartilhar Livros mostram o dom de um sábio chamado José Monir Nasser no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *